O litoral de Ilhabela, em São Paulo, foi palco de um raro e impressionante encontro com o maior peixe do planeta: o tubarão-baleia.
O animal foi avistado por um casal de biólogos e instrutores de mergulho, Larissa Uema e Daniel Munhoz, que vivem na cidade. Eles compartilharam nas redes sociais o registro do momento em que nadaram ao lado do animal gigante.
Contato sem interferência
Segundo os biólogos, a aproximação foi feita com total respeito à natureza. Nada de toques, uso de motores, arpões ou qualquer equipamento que pudesse assustar ou ferir o animal. “Acompanhamos e contemplamos o tubarão-baleia por alguns minutos a nado, sem causar estresse ou ameaça”, disseram.
Para o casal, o encontro vai além de uma experiência inesquecível, é um alerta. “Estar cara a cara com esse bicho traz uma sensação que nada criado pelo homem consegue. Precisamos focar mais na natureza e em nossa sobrevivência”, desabafaram.
Importância ecológica
O tubarão-baleia, apesar do tamanho imponente, é inofensivo ao ser humano e tem papel vital na cadeia alimentar oceânica. Sua simples presença ajuda a manter o equilíbrio e a saúde do ecossistema marinho.
Larissa e Daniel destacaram que animais como o tubarão-baleia são parte de um ciclo complexo e essencial à vida nos oceanos. E reforçaram a necessidade de respeito e preservação da natureza, especialmente em locais como o arquipélago de Ilhabela, onde encontros assim ainda são possíveis.