Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Lista dos biscoitos mais vendidos no Brasil tem alimento perigoso

Por Leticia Florenço
24/07/2025
Em Colunas, Mais Tendências
0
Biscoito - Reprodução/iStock

Biscoito - Reprodução/iStock

Os biscoitos são um dos alimentos industrializados mais consumidos no Brasil, presentes no café da manhã, lanches e até em receitas tradicionais.

Segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), realizado em parceria com a NielsenIQ, os biscoitos doces recheados são os preferidos dos brasileiros, com mais de 116 milhões de toneladas vendidas apenas nos quatro primeiros meses de 2025.

Apesar do sucesso comercial e do crescimento constante no setor, um alerta importante surge: diversos biscoitos e outros alimentos ultraprocessados apresentam resíduos de agrotóxicos, substâncias químicas que podem representar riscos sérios à saúde, especialmente para crianças, gestantes e pessoas vulneráveis.

Os biscoitos mais vendidos no Brasil

  1. Recheados doce – 116.955.098,8 toneladas (24,27%)
  2. Água e Sal / Cream Cracker – 93.256.689,7 toneladas (19,35%)
  3. Maria / Maizena – 63.304.360,7 toneladas (13,13%)
  4. Doces amanteigados – 61.375.133,6 toneladas (12,73%)
  5. Rosquinhas – 50.406.034,5 toneladas (10,46%)
  6. Wafers – 41.610.335,8 toneladas (8,63%)
  7. Salgadinhos – 35.336.594,5 toneladas (7,33%)
  8. Cookies – 9.008.925,6 toneladas (1,87%)
  9. Cobertos – 6.285.692,6 toneladas (1,30%)
  10. Misturados / Diversos – 1.498.313,3 toneladas (0,31%)
  11. Recheados salgado – 1.357.736,8 toneladas (0,28%)
  12. Champagne – 1.014.403,4 toneladas (0,21%)
  13. Não identificado – 553.484,8 toneladas (0,11%)

Total: 481,9 milhões de toneladas

O problema dos agrotóxicos nos biscoitos e ultraprocessados

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou em seu terceiro volume da pesquisa “Tem Veneno Nesse Pacote” dados preocupantes sobre a presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos ultraprocessados produzidos no Brasil, incluindo biscoitos amplamente consumidos.

Dos 24 produtos testados, metade apresentou resíduos dessas substâncias tóxicas. O biscoito maisena, que faz parte da lista dos favoritos, apareceu como um dos alimentos com maior número de agrotóxicos detectados, em especial as marcas Marilan e Triunfo, cada uma com quatro tipos diferentes de agrotóxicos em suas amostras.

Principais resultados da pesquisa sobre agrotóxicos

  • Glifosato: Herbicida mais encontrado, presente em 7 das 24 amostras, incluindo biscoitos maisena, macarrão instantâneo, presunto cozido, bolos prontos e produtos veganos industrializados. É considerado “provavelmente carcinogênico” pela OMS.
  • Ultraprocessados à base de plantas: Produtos veganos, como hambúrgueres e empanados, também apresentaram múltiplos agrotóxicos, às vezes em maior quantidade que suas versões animais.
  • Nutrientes críticos: Além dos agrotóxicos, esses alimentos têm altos níveis de sódio, açúcar e gorduras, fatores que aumentam o risco de doenças crônicas.

O consumo frequente desses biscoitos ultraprocessados com presença de agrotóxicos pode representar riscos sérios à saúde, especialmente em longo prazo, podendo contribuir para o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão e até câncer.

Além disso, a contaminação por glifosato e outros venenos agrícolas evidencia a necessidade de maior fiscalização, políticas públicas mais rígidas e transparência por parte das indústrias alimentícias.

Embora os biscoitos continuem sendo um alimento muito consumido e querido no Brasil, a descoberta de agrotóxicos em muitas dessas opções deve servir de alerta.

O consumidor informado pode fazer escolhas mais conscientes e incentivar a mudança na indústria e na regulamentação para garantir alimentos mais seguros e saudáveis para toda a população.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Leticia Florenço

Leticia Florenço

Filha da Terra da Luz, jornalista pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Próximo post
Nubank - Foto: (Imagem/Google Imagens)

Nubank cria programa de fidelidade com nova versão da NuCoin

Confira!

Sorvete - Reprodução/iStock

Mulher fica infértil após tomar sorvete e irá receber indenização de R$ 73 milhões

02/04/2026
Concorrente do Wellhub vai liberar mais de um check-in por dia

Concorrente do Wellhub vai liberar mais de um check-in por dia

02/04/2026
Reprodução: X / Conmebol Libertadores sub-20

Leonardo Jardim aprovou e novo reforço já chegou no time profissional do Flamengo

02/04/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas