Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Lei brasileira é clara e proibição com Vale Refeição foi confirmada

Por Yasmin Henrique
17/09/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Vale-refeição foi suficiente apenas para 10 dias por mês

(Foto: reprodução/Franki Chamaki/Unsplash)

No dia 1º, o presidente Lula reuniu-se com ministros para discutir alterações no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), instituído em 1976. A iniciativa busca atualizar as normas referentes ao vale-alimentação (VA) e ao vale-refeição (VR).

Entre as medidas em avaliação está a fixação de um teto para a taxa de administração cobrada pelas operadoras dos cartões. Hoje, em alguns contratos, essa cobrança ultrapassa 5%. A proposta é estabelecer um limite próximo de 3,5%, de modo a incentivar mais estabelecimentos a aceitarem o benefício, reduzindo as barreiras criadas pelos altos custos atuais.

Também está em análise a redução do prazo de repasse aos comerciantes, atualmente de até 60 dias, e a portabilidade gratuita dos cartões, permitindo que o trabalhador escolha a operadora que oferecer melhores condições.

Vales para os trabalhadores

Os cartões correspondem a créditos repassados mensalmente pelas empresas a seus empregados. O vale-alimentação é direcionado à compra de produtos básicos em supermercados, hortifrutis, açougues e mercearias, enquanto o vale-refeição destina-se exclusivamente ao consumo de refeições prontas em restaurantes, padarias, lanchonetes e estabelecimentos semelhantes. Ambos integram o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), sob regulamentação do Ministério do Trabalho.

Esses benefícios não possuem natureza salarial, não sendo incorporados à remuneração para efeitos trabalhistas ou previdenciários. Além disso, há restrições de uso: é vedada a aquisição de bebidas alcoólicas, cigarros, cosméticos, produtos de limpeza, eletrodomésticos e outros itens que não sejam alimentos.

Regras estipuladas por Lei

O PAT é facultativo para as empresas, mas garante vantagens fiscais às que aderem. Os valores destinados ao benefício são isentos de encargos sociais e, no caso das companhias enquadradas no regime de Lucro Real, podem ser deduzidos do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, desde que atendidas as exigências legais.

A legislação trabalhista, por sua vez, não impõe a obrigatoriedade do fornecimento desses vales, salvo quando há previsão em acordo coletivo ou convenção sindical. Também é permitida a participação do trabalhador no custeio, limitada a 20% do valor do benefício concedido.

Atenção!

PIX pode substituir o vale-refeição do trabalhador

Governo estuda substituir vale-refeição por pagamento via Pix para reduzir custos e garantir benefícios integrais aos trabalhadores
saiba mais
X

PIX pode substituir o vale-refeição do trabalhador

saiba mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Coca-Cola - Reprodução/Unsplash

Coca-Cola será distribuída pelo Governo no transporte público

Confira!

Cachorro - Reprodução/iStock

A psicologia explica por que quem conversa com o pet como se fosse gente tem características acima da média

05/06/2026
Imposto de Renda Receita Federal

Mesmo com problemas na pré-preenchida, declaração pode virar automática em 3 anos

05/06/2026
Esponja - Reprodução/Unsplash/fcafotodigital

Estudo comprova que a esponja de louça libera microplásticos na água a cada vez que é usada

05/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas