Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Irregularidades em marcas de café resultam em proibições

Por Karoline Calumbi
05/05/2025
Em Colunas, Mais Tendências
0
Irregularidades em marcas de café resultam em proibições - Foto: Giselleflissak/istock

Irregularidades em marcas de café resultam em proibições - Foto: Giselleflissak/istock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização de diversas marcas de café da empresa Café Blends do Brasil, após a constatação de substâncias não autorizadas em sua composição.

É importante mencionar que a medida foi publicada em dezembro de 2023 e foi motivada por análises laboratoriais que detectaram a presença de compostos como mulungu, camu-camu, ginseng brasileiro, maca peruana, cogumelo do sol e terpenos, sem qualquer menção nos rótulos dos produtos.

A presença desses ingredientes, além de infringir as normas de rotulagem e segurança alimentar, representa risco à saúde pública. Isso porque os compostos identificados não são reconhecidos como seguros para consumo na categoria de cafés, principalmente para pessoas com condições clínicas específicas ou em uso contínuo de medicamentos.

O avanço do “café fake” no mercado

Outro detalhe importante é a crescente circulação de produtos adulterados no mercado, conhecidos como “café fake” ou “cafake”. Esses produtos, muitas vezes comercializados como café tradicional, contêm cascas, palhas, folhas de café e até grãos de milho torrado, além de corantes e aromatizantes artificiais.

A venda desses produtos configura infração grave à legislação brasileira, já que o café deve ser composto exclusivamente por grãos torrados e moídos, segundo normas do Ministério da Agricultura.

Com isso, o consumidor pode ser enganado visualmente pela embalagem e pelo aroma, acreditando estar adquirindo café legítimo. Vale mencionar que esses produtos também podem representar risco à saúde por conterem elementos potencialmente alergênicos ou contaminantes.

Produção em queda e preços em alta

Dessa forma, as irregularidades coincidem com um cenário de pressão no mercado cafeeiro. Em 2025, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou a produção brasileira de café em 51,8 milhões de sacas beneficiadas, uma queda de 4,4% em comparação à safra anterior

Vale mencionar que a retração é atribuída a adversidades climáticas e ao ciclo natural de baixa bienalidade da cultura.

Além disso, o café moído acumulou alta de 77,78% nos últimos 12 meses, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para mitigar os efeitos inflacionários, o governo tem ampliado linhas de crédito para produtores, tentando conter os impactos no consumidor final.

Você precisa saber disso

Chocolates terão que ter percentual mínimo de cacau

O Senado Federal deu aval ao Projeto de Lei 1.769/2019, que define critérios mínimos de qualidade para a produção de chocolates e seus derivados.
Confira!
X

Chocolates terão que ter percentual mínimo de cacau

Confira!
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Karoline Calumbi

Karoline Calumbi

Jornalista pela UFRRJ, universidade da baixada do Rio de Janeiro. Apaixonada pela profissão e dedicada em diariamente informar e entreter os leitores.

Próximo post
Aprenda a proteger quase 100% seus aplicativos de bancos

Aprenda a proteger quase 100% seus aplicativos de bancos

Confira!

Remédios - Reprodução/iStock

Remédio usado por milhares entra na mira da Anvisa após irregularidades

29/05/2026
Antártida

Geleira revela corpo perdido desde os anos 1950 e caso impressiona autoridades

29/05/2026
Pesquisa calcula quanto brasileiros precisariam ganhar para cobrir despesas básicas

Pesquisa calcula quanto brasileiros precisariam ganhar para cobrir despesas básicas

29/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas