A Câmara dos Deputados analisa um projeto que promete beneficiar diretamente milhões de brasileiros: a isenção nacional do IPVA para carros de passeio fabricados até 2004. Atualmente, cada estado estabelece regras próprias sobre o imposto, o que gera desigualdade e confusão entre motoristas.
Vale mencionar que a proposta tem como objetivo uniformizar a legislação, criando um critério único e válido em todo o território nacional.
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é uma das principais fontes de arrecadação dos estados, movimentando cerca de R$ 70 bilhões em 2024. No entanto, a ausência de uma regra padronizada faz com que um mesmo veículo possa estar isento em um estado e tributado em outro.
Com a aprovação da nova norma, todos os carros de passeio com 21 anos ou mais (até o ano de fabricação 2004) seriam automaticamente isentos, independentemente da localização do proprietário.
Vale mencionar que a proposta ainda está em fase de tramitação, passando por debates no Congresso e audiências públicas para avaliação de impactos fiscais e sociais. Se aprovada até o fim de 2025, a nova regra poderá valer já a partir de 2026.
Quem ganha com a mudança no IPVA
Dessa forma, a medida traz alívio financeiro para famílias que dependem de veículos antigos, cujos valores de mercado variam de R$ 10 mil a R$ 30 mil.
Um carro como o Volkswagen Gol 2004, por exemplo, que custa cerca de R$ 15 mil segundo a tabela FIPE, gera um IPVA anual de R$ 600 em estados com alíquota de 4%, como São Paulo. Com a isenção, esse valor deixaria de ser cobrado.
É importante mencionar que essa economia pode ser redirecionada para manutenção do veículo, combustível e outras despesas essenciais. Além disso, o fim da tributação sobre modelos como Palio, Corsa, Fiesta e Vectra também pode impulsionar o mercado de usados e incentivar a preservação de veículos clássicos.
Outro detalhe importante é o impacto positivo para moradores de estados com regras mais restritivas, como Santa Catarina (isenção após 30 anos) e Minas Gerais (sem isenção por idade). Com isso, a uniformização do IPVA elimina disparidades regionais e promove mais justiça tributária.
Estados devem se preparar para reequilibrar arrecadação
Entretanto, a isenção preocupa governadores e secretarias de Fazenda, já que o IPVA representa uma fonte significativa de receita para investimentos em saúde, educação, segurança e infraestrutura. Estados com frotas mais antigas podem ser os mais afetados.
Para compensar a perda de arrecadação, é possível que alguns estados revisem outras isenções, elevem alíquotas para veículos mais novos ou busquem novas fontes de receita, como taxas ambientais. Sendo assim, a implementação da proposta exigirá planejamento fiscal cuidadoso para manter o equilíbrio dos serviços públicos.