Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Horário de verão NÃO foi confirmado pelo governo

Por Leticia Florenço
05/10/2025
Em Colunas, Mais Tendências
0
Horário de Verão - Reprodução/iStock

Horário de Verão - Reprodução/iStock

Nas últimas semanas, uma série de publicações nas redes sociais têm circulado afirmando que o horário de verão voltaria em 2025, com início em 16 de novembro e término em 15 de março de 2026. No entanto, essas informações são falsas. O governo federal não confirmou a volta do horário de verão este ano.

Em nota oficial, o Ministério de Minas e Energia (MME) esclareceu que a questão do horário de verão é avaliada permanentemente pela pasta, mas não há anúncio de implementação.

Segundo o MME, as condições dos reservatórios de energia estão favoráveis, com evolução dentro da normalidade durante o período seco, mantendo o Sistema Interligado Nacional (SIN) em situação melhor do que no ano passado.

Histórico do horário de verão no Brasil

O horário de verão foi primeiramente adotado em 1931 e passou a ser aplicado de forma contínua a partir de 2008. A prática consistia em adiantar os relógios em uma hora durante o verão, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica no período da tarde e otimizar o uso da luz natural.

Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que acabou com a medida, após estudos indicarem que mudanças nos hábitos de consumo da população tornaram o horário de verão menos eficiente.

Hoje, o maior consumo de energia ocorre mais tarde no dia, o que diminui os efeitos positivos que a política pública buscava alcançar.

Projeto de lei em andamento

Paralelamente, tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que proíbe a adoção do horário de verão no Brasil.

Na última segunda-feira, a Comissão de Minas e Energia aprovou a proposta, que ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, ser votada no plenário da Câmara e, posteriormente, no Senado.

Caso aprovado, o horário de verão será oficialmente proibido no país.

O público deve sempre buscar fontes oficiais antes de compartilhar informações que circulam nas redes sociais.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Leticia Florenço

Leticia Florenço

Filha da Terra da Luz, jornalista pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Próximo post
Frutas - Reprodução/iStock

Frutas poderosas ganham destaque em ranking mundial

Confira!

Pesquisa desafia crença popular sobre eficácia do jejum no emagrecimento

Pesquisa desafia crença popular sobre eficácia do jejum no emagrecimento

31/05/2026
Estudo revela quem sofre mais com calotes entre bancos tradicionais e fintechs

Estudo revela quem sofre mais com calotes entre bancos tradicionais e fintechs

31/05/2026
multa por retrovisor?

Esses motoristas não vão precisar de nova habilitação para dirigir carros elétricos e híbridos mais pesados

31/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas