Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Fantástico revela: homens impediram esposas de mostrar que sustentam a casa

Por Yasmin Henrique
05/08/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Fantástico revela: homens impediram esposas de mostrar que sustentam a casa

(Foto: reprodução/Marek Studzinski/Unsplash)

Uma reportagem exibida pelo Fantástico no último domingo revelou uma mudança marcante na configuração familiar brasileira: pela primeira vez, o número de lares chefiados por esposas ultrapassou o de homens. O levantamento, encomendado pela TV Globo e realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com base em dados do IBGE, aponta que mais de 41 milhões de domicílios no país têm mulheres como principais provedoras.

A matéria também apresentou relatos que ilustram essa transformação, como o de Carol e João Paulo, casal em que ela é a responsável pelo sustento da casa. Exemplos como esse desafiam estigmas e mostram que relações pautadas na equidade estão se tornando mais comuns na sociedade brasileira.

Esposas que sustentam

De acordo com a pesquisadora Janaína Feijó, 52 em cada 100 lares no Brasil são atualmente chefiados por esposas, sinalizando uma mudança estrutural significativa no papel feminino dentro das famílias. Embora esse dado represente maior autonomia, ele também revela desafios persistentes. A maioria dessas mulheres:

  • Se autodeclara preta ou parda;
  • Tem ensino médio ou superior incompleto;
  • Vive nas grandes metrópoles, especialmente no Sudeste;
  • Acumula trabalho, estudos e responsabilidades domésticas.

Entre os fatores que impulsionaram esse cenário estão:

  • O avanço da escolarização feminina, que ampliou sua participação econômica e poder de decisão;
  • O fortalecimento de programas sociais focados em mulheres;
  • A redução na taxa de fecundidade, que permitiu maior dedicação ao trabalho e à qualificação;
  • A mudança no perfil familiar: o número de mulheres casadas e sem filhos triplicou em 12 anos, passando de cerca de 2 milhões para mais de 6 milhões.

Essas transformações reforçam o protagonismo feminino, mas exigem atenção às desigualdades que ainda marcam essa trajetória.

Desigualdades persistentes

Apesar dos avanços, persistem desigualdades: mulheres chefes de família enfrentam maiores taxas de desemprego, recebem salários inferiores aos dos homens na mesma função e estão mais expostas à informalidade.

Nesse cenário, Janaína Feijó destaca a urgência de políticas públicas eficazes e adaptadas às realidades locais. Já a historiadora Mary Del Priore defende que a educação da mulher brasileira deve ser prioridade nacional, por seu potencial transformador não só para as famílias, mas para toda a sociedade.

Relacionamento em crise

Estudo mostra que o casamento pode acabar com o celular

Estudo mostra que o uso excessivo do celular entre casais, conhecido como phubbing, está associado à insatisfação no casamento; saiba detalhes
saiba mais
X

Estudo mostra que o casamento pode acabar com o celular

saiba mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Caneta emagrecedora terá preço máximo nas farmácias após definição da Anvisa

Qual o valor da nova caneta emagrecedora feita no Brasil?

Confira!

Cachorro - Reprodução/iStock

A psicologia explica por que quem conversa com o pet como se fosse gente tem características acima da média

05/06/2026
Imposto de Renda Receita Federal

Mesmo com problemas na pré-preenchida, declaração pode virar automática em 3 anos

05/06/2026
Esponja - Reprodução/Unsplash/fcafotodigital

Estudo comprova que a esponja de louça libera microplásticos na água a cada vez que é usada

05/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas