Milhares de estudantes em todo o país terão um alívio no orçamento estudantil a partir da próxima semana. O Ministério da Educação confirmou que, a partir do dia 25 de agosto, uma nova rodada de pagamentos do programa Pé-de-Meia será iniciada.
Desta vez, o destaque vai para um grupo específico de beneficiários que receberá um repasse especial de R$ 1.000. O valor é parte das ações do governo federal para incentivar a continuidade dos estudos entre jovens de baixa renda.
Tradicionalmente, o programa transfere mensalmente valores de R$ 200 aos estudantes, mas a parcela de agosto trará um reforço para aqueles que atingiram uma etapa importante na educação.
Estudantes de todo Brasil vão receber 1 mil reais na última semana de agosto
O Pé-de-Meia é uma iniciativa federal que funciona como um incentivo financeiro mensal depositado diretamente em contas digitais abertas em nome dos alunos.
O objetivo é claro: combater a evasão escolar e estimular a conclusão do ensino médio, especialmente entre jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Para participar do programa, é necessário ter entre 14 e 24 anos, estar regularmente matriculado no ensino médio da rede pública ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e pertencer a uma família inscrita no CadÚnico com renda per capita de até meio salário mínimo.
Neste mês, o valor de R$ 1.000 será direcionado exclusivamente aos estudantes da EJA (Ensino de Jovens e Adultos) que concluíram com sucesso o primeiro semestre letivo de 2025.
A quantia corresponde ao chamado “Incentivo-Conclusão”, uma das modalidades de benefício previstas pelo Pé-de-Meia.
Valores dos pagamentos para estudantes em agosto e datas
Para os demais estudantes, os pagamentos continuam no valor padrão de R$ 200, desde que atendam aos critérios de frequência escolar e estejam com a matrícula ativa.
Além dos depósitos mensais, o programa prevê ainda outros incentivos financeiros ao longo do ano. Estudantes que participam do Enem, por exemplo, recebem um valor adicional de R$ 200. Já aqueles que finalizam o ensino médio podem sacar até R$ 1.000 como prêmio pela conclusão.
No total, ao cumprir todas as etapas previstas, um aluno pode acumular até R$ 9.200 durante os três anos do ensino médio.
Os pagamentos são realizados em datas escalonadas conforme o mês de nascimento dos estudantes. Todos os valores são creditados em contas vinculadas ao aplicativo Caixa Tem, garantindo praticidade no acesso ao benefício. Veja as datas dos repasses abaixo:
| Mês de nascimento | Data do pagamento |
|---|---|
| Janeiro e Fevereiro | 25 de agosto (segunda-feira) |
| Março e Abril | 26 de agosto (terça-feira) |
| Maio e Junho | 27 de agosto (quarta-feira) |
| Julho e Agosto | 28 de agosto (quinta-feira) |
| Setembro e Outubro | 29 de agosto (sexta-feira) |
| Novembro e Dezembro | 1º de setembro (segunda-feira) |





