Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Escorpiões têm predadores naturais que ajudam no controle

Por Yasmin Henrique
29/07/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Os escorpiões vão ficar bem longe com essas 4 plantas no jardim

(Foto: reprodução/ Leon Pauleikhoff/Unsplash)

Apesar de sua resistência e capacidade de adaptação a diversos ambientes, os escorpiões têm inúmeros predadores naturais que desempenham um papel essencial no controle de suas populações e na manutenção do equilíbrio ecológico. Compreender esses inimigos naturais é fundamental para entender as interações ambientais e pode ser útil no controle da presença desses aracnídeos venenosos, especialmente em áreas urbanas.

No Brasil, espécies como o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) e o escorpião-marrom (Tityus bahiensis) servem de alimento para diversos animais, incluindo anfíbios, aves, répteis e mamíferos, que colaboram para evitar a proliferação descontrolada desses aracnídeos.

Predadores de escorpiões

Dentre os principais predadores naturais destacam-se:

  • Sapo-cururu (Rhinella icterica): Grande anfíbio que se alimenta desses aracnídeos, incluindo os jovens, e apresenta resistência ao veneno graças a proteínas que neutralizam as toxinas. Caça principalmente à noite e habita áreas úmidas, inclusive próximas a zonas urbanas.
  • Coruja-buraqueira (Athene cunicularia): Ave comum em campos e áreas abertas, captura esses animais com técnicas que evitam o ferrão, consumindo uma parcela significativa deles em sua dieta.
  • Lacraia (Scolopendra spp.): Apesar de também ser um artrópode venenoso, a lacraia predadora consome principalmente os menores desses aracnídeos, competindo com eles pelo habitat. Contudo, não é recomendada como controle biológico devido ao risco de suas picadas.
  • Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla): Embora prefira formigas e cupins, pode consumir esses artrópodes encontrados em troncos e folhas secas. Não é imune ao veneno, mas possui adaptações que minimizam os riscos.
  • Galinha-doméstica (Gallus gallus domesticus): Caçadora eficiente, devora esses animais e baratas, reduzindo a oferta de alimento. Seu sistema digestivo neutraliza o veneno, tornando-a quase imune.
  • Gambá (Didelphis albiventris): Mamífero noturno com resistência ao veneno desses aracnídeos e serpentes, caçando-os e eliminando-os com eficiência. Presente em áreas urbanas e rurais, é um aliado natural importante.
  • Lagarto teiú (Salvator merianae): Grande lagarto onívoro que caça esses artrópodes, entre outras presas, utilizando sua pele resistente e metabolismo para resistir ao veneno. Atua em áreas rurais e periurbanas.

Para o controle de escorpiões, a combinação da preservação desses predadores naturais com práticas de saneamento básico, limpeza urbana e vedação de abrigos é essencial. Em caso de picadas, é fundamental buscar atendimento médico imediato e evitar ações que prejudiquem os animais benéficos ao controle biológico.

Cuidado!

Escorpiões atacaram 150% a mais no Brasil nos últimos anos

O número de ataques de escorpiões no Brasil aumentou 150% em 10 anos. Cientistas alertam para uma "epidemia silenciosa" e pedem prevenção
saiba mais
X

Escorpiões atacaram 150% a mais no Brasil nos últimos anos

saiba mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Israel terá pausas de 10 horas para facilitar ajuda humanitária

Israel terá pausas de 10 horas para facilitar ajuda humanitária

Confira!

Cachorro - Reprodução/iStock

A psicologia explica por que quem conversa com o pet como se fosse gente tem características acima da média

05/06/2026
Imposto de Renda Receita Federal

Mesmo com problemas na pré-preenchida, declaração pode virar automática em 3 anos

05/06/2026
Esponja - Reprodução/Unsplash/fcafotodigital

Estudo comprova que a esponja de louça libera microplásticos na água a cada vez que é usada

05/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas