Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Confirmado! Brasileiros estão perdendo a aposentadoria por conta de roubo

Por Yasmin Henrique
17/09/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
INSS alerta que criminosos estão indo à casa de aposentados com roupa e crachá falsos do instituto para aplicar golpes

(Foto: reprodução/Márcia Foletto / Agência O Globo)

Um novo golpe tem afetado aposentados em todo o país por meio do aplicativo Meu INSS, revelando falhas significativas na proteção dos benefícios previdenciários. Criminosos invadem contas gov.br de idosos e, com documentos falsificados, registram no sistema a presença de um curador judicial fictício.

Com esse cadastro fraudulento, o aposentado é declarado incapaz de administrar sua própria vida civil, perdendo o controle sobre seus rendimentos e benefícios. A partir desse momento, os golpistas passam a ter total autoridade para movimentar valores, transferir pagamentos para contas de terceiros, contrair dívidas e modificar dados bancários.

Roubo de aposentadorias

Na maioria dos casos, a fraude só se torna evidente quando o aposentado deixa de receber valores essenciais para despesas diárias, intensificando o impacto financeiro e emocional. Apesar de as sentenças apresentarem falhas claras — como timbres falsos, nomes de juízes inexistentes e números de processos inválidos —, o INSS tem aprovado os cadastros de curadores fraudulentos.

Após a descoberta da fraude, a correção administrativa se mostra extremamente difícil. O órgão exige ordem judicial para a remoção do curador falso, impondo aos idosos atrasos, custos adicionais e desgaste emocional significativo.

Vulnerabilidade do INSS

A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou vulnerabilidades expressivas no sistema do INSS, mesmo após orientações do Tribunal de Contas da União (TCU) em 2024. Entre as principais falhas estão a ausência de autenticação biométrica avançada e a falta de assinatura eletrônica para transações sensíveis.

Embora a instrução normativa IN 162, publicada em março de 2024, tenha determinado a adoção de controles mais rigorosos, sua implementação completa ocorreu apenas parcialmente em julho, sendo classificada pela CGU como insuficiente. A ausência de mecanismos capazes de bloquear novos cadastros ou alterações facilitou a atuação dos criminosos.

Atenção!

Aposentadoria de vários brasileiros pode ser cancelada em novembro

INSS determina recadastramento biométrico; aposentadoria e benefícios podem ser suspensos se não houver atualização
saiba mais
X

Aposentadoria de vários brasileiros pode ser cancelada em novembro

saiba mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Previsão macabra e assustadora sobre saúde de Bolsonaro foi divulgada

Confinamento de Bolsonaro chegou ao fim logo após a prisão

Confira!

Cachorro - Reprodução/iStock

A psicologia explica por que quem conversa com o pet como se fosse gente tem características acima da média

05/06/2026
Imposto de Renda Receita Federal

Mesmo com problemas na pré-preenchida, declaração pode virar automática em 3 anos

05/06/2026
Esponja - Reprodução/Unsplash/fcafotodigital

Estudo comprova que a esponja de louça libera microplásticos na água a cada vez que é usada

05/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas