Próximo de ser anunciado oficialmente como treinador da equipe principal do Flamengo, o português Leonardo Jardim, de 51 anos, tem um estilo de jogo bem diferente em relação à Filipe Luís, seu antecessor. O novo técnico do rubro-negro carioca já está no Rio de Janeiro e conheceu os jogadores nesta quarta-feira (04)
Os jornalistas Davi Ferreira, Diogo Dantas e Lucas Ribeiro do jornal O Globo, detalharam o perfil de Leonardo Jardim, novo técnico do Flamengo. Segundo os repórteres, o português possui um perfil “linha dura” no seu dia a dia com os jogadores. No Cruzeiro, Jardim teve carta branca da diretoria do clube mineiro para retirar jogadores que possuiam mau comportamento. Um exemplo foi o meia-atacante Dudu, que foi afastado pelo treinador e posteriormente rescindiu o seu contrato com a Raposa.
A proposta de jogo de Leonardo Jardim se assemelha a Filipe Luís em relação à pressão exercida na saída de bola das equipes adversárias. Outra semelhança que o português e o antigo treinador do Flamengo partilham é que ambos já demonstraram no futebol brasileiro que utilizam jogadores que queiram se adaptar ao estilo de jogo definido pelo treinador.
No Cruzeiro, Leonardo Jardim barrou Gabigol, uma das principais contratações da equipe no ano passado, para colocar outros jogadores mais condizentes com a ideia de jogo. Já Filipe Luís fez algo semelhante, afastando o atacante Pedro da equipe principal até que o jogador se adequasse aos níveis físicos estabelecidos pela comissão técnica flamenguista.
No entanto, quando o assunto é posse de bola, o técnico Leonardo Jardim deixa a desejar em relação ao seu antecessor. Enquanto que o Flamengo de Filipe Luís foi o líder na contenção de bola no campeonato brasileiro, o Cruzeiro do técnico português foi apenas o 14º.
Jardim será o sexto técnico português no Flamengo
A iminente oficialização de Leonardo Jardim no comando técnico flamenguista vai marcar a tradição recente do clube carioca em contratar treinadores portugueses. Ao todo, cinco treinadores lusitanos já passaram pelo Flamengo em toda a sua história, sendo três deles nos últimos sete anos.
O primeiro português a comandar o Mais Querido foi Ernesto Santos, em 1947. Três anos depois, Cândido de Oliveira foi contratado e teve uma breve passagem pela área técnica flamenguista.
Depois de um hiato de 59 anos, o Flamengo contratou Jorge Jesus em 2019, na melhor experiência de um treinador português pelo clube. JJ, como era chamado pela nação rubro-negra, foi campeão do Brasileirão e da Libertadores naquele ano, potencializando Éverton Ribeiro, Giorgian de Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.
Em 2022, Paulo Sousa não conseguiu repetir a campanha vitoriosa do português antecessor e não conseguiu consolidar um trabalho duradouro. O mesmo aconteceu em 2023, com Vitor Pereira, o último lusitano a comandar o Flamengo. Ambos os treinadores não conquistaram títulos pelo clube carioca.






