Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cientistas descobrem organismo que fabrica ouro em condições normais

Por Yasmin Henrique
23/10/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Produzir ouro em casa? Ciência avalia cinco teorias que soam como ficção

(Foto: reprodução/Freepik)

Embora possa parecer saída de contos de alquimia, a fitomineria é um processo científico verificado: determinadas plantas têm a capacidade de extrair metais preciosos do solo e concentrá-los em seus tecidos. Pesquisada desde os anos 1990, essa técnica surge como uma alternativa mais sustentável à mineração convencional, que normalmente exige escavações profundas e causa grandes impactos ambientais.

Espécies como o eucalipto (Eucalyptus marginata) e a mostarda-indiana (Brassica juncea) absorvem os metais presentes no solo por meio das raízes. Esses elementos, entre eles ouro, platina, níquel e cobre, são transportados pelo sistema vascular da planta e se depositam em folhas, caules e raízes, geralmente na forma de nanopartículas.

Planta que cria ouro

Para que a absorção seja eficiente, o solo deve conter o metal desejado, e aditivos químicos podem ser empregados para facilitar sua assimilação pelas plantas. Quando atingem a maturidade, as plantas são colhidas e queimadas, e as cinzas resultantes apresentam uma concentração elevada do metal, passível de refinamento.

Um estudo publicado na revista Nature evidenciou o potencial dessa técnica, e, desde então, pesquisadores de países como Índia, Indonésia, México e Austrália vêm explorando diferentes espécies e tipos de solo para otimizar o processo. Além do ouro, a fitomineria pode ser aplicada na recuperação de outros metais valiosos ou ambientalmente relevantes.

Viabilidade do processo

A fitomineria não é viável em ambientes domésticos, pois as plantas só acumulam metais quando estes estão presentes no solo. O processo exige controle químico rigoroso e equipamentos especializados para tratar o solo e refinar os metais extraídos.

Entre as espécies mais estudadas estão:

  • Brassica juncea (mostarda-indiana): altamente eficiente na absorção de ouro com auxílio químico.
  • Eucalyptus marginata (eucalipto): capaz de concentrar partículas de ouro em solos auríferos, especialmente na Austrália.
  • Pteris vittata (samambaia chinesa): utilizada principalmente para extração de arsênio, mas também testada para metais nobres.

Essas plantas bioacumuladoras estão sendo aplicadas em projetos-piloto de mineração sustentável. A técnica demonstra que é possível unir ciência, tecnologia e preservação ambiental na exploração de recursos naturais.

Reciclagem que vale ouro

Brasil recicla só 3 % do lixo eletrônico, mas já extrai ouro de celulares

Lixo eletrônico cresce no Brasil, mas iniciativas de reciclagem e reutilização mostram potencial para gerar renda e reduzir impactos ambientais
saiba mais
X

Brasil recicla só 3 % do lixo eletrônico, mas já extrai ouro de celulares

saiba mais
@techtalks_sa

Fungo que transforma metais em ouro #FungoQueFazOuro#MineraçãoVerde#Biotecnologia#OuroSustentável#CiênciaDoFuturo#TechTalksSA #GoldFungus#BioMining#SustainableGold#FutureOfMining#GreenTech

♬ som original – TechTalks_sa – TechTalks_sa
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Gringos estão se vestindo de brasileiro por motivo impressionante

Gringos estão se vestindo de brasileiro por motivo impressionante

Confira!

Pesquisa desafia crença popular sobre eficácia do jejum no emagrecimento

Pesquisa desafia crença popular sobre eficácia do jejum no emagrecimento

31/05/2026
Estudo revela quem sofre mais com calotes entre bancos tradicionais e fintechs

Estudo revela quem sofre mais com calotes entre bancos tradicionais e fintechs

31/05/2026
multa por retrovisor?

Esses motorista não vão precisar de nova habilitação para dirigir carros elétricos e híbridos mais pesados

31/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas