Com o objetivo de aprimorar a gestão do tráfego urbano de carros e, consequentemente, melhorar a qualidade do ar nas cidades, governos de diversos países vêm implementando uma série de medidas individuais e coletivas.
No entanto, por se tratarem de ações inéditas e envolverem certa complexidade, algumas dessas iniciativas têm provocado dúvidas entre os motoristas. E um bom exemplo é o sistema desenvolvido pela Direção Geral de Trânsito (DGT) da Espanha.
Em suma, para reduzir as emissões nocivas e incentivar o uso de veículos menos poluentes, o sistema limita a circulação de carros com altos índices de emissões, utilizando métricas específicas para definir quais modelos podem ou não circular nas chamadas Zonas de Baixas Emissões (ZBE).
As métricas são baseadas em elementos como o tipo de propulsão do veículo, seu tempo de existência e o quanto eles estão de acordo com diferentes normas ambientais conhecidas como normas Euro. E conforme divulgado pelo portal Terra Brasil, as categorias de classificação ambiental são as seguintes:
- Etiqueta 0 Emisiones: concedida a veículos classificados como praticamente isentos de emissões, a classificação inclui modelos totalmente elétricos, movidos a hidrogênio ou híbridos plug-in com autonomia elétrica acima de 90 quilômetros;
- ECO: destinada a híbridos plug-in com autonomia elétrica reduzida, híbridos convencionais e veículos a gás que que cumpram a norma Euro 6d ou superior;
- Etiqueta C: exclusiva para carros de passeio e furgonetas leves a gasolina que seguem a norma Euro 6d, além dos modelos a diesel Euro 6d-TEMP ou Euro 6d, e apresentam nível moderado de eficiência energética;
- Etiqueta B: a categoria inclui veículos que atendem pelo menos à norma Euro 4 para gasolina e a Euro 6 para diesel, desde que não sejam englobados em classificações superiores.
Modificações na classificação ambiental podem alterar categorias de alguns carros
É importante destacar que, a partir do próximo ano, a DGT pode implementar novas modificações na classificação ambiental, que por sua vez devem se tornar um grande desafio para muitos proprietários de veículos.
Isso porque alguns carros que hoje se enquadram na categoria C podem ser reclassificados como B ou até mesmo perder o selo em certos casos. Por isso, os motoristas precisam ficar atentos para não correrem o risco de perder o direito de circular em determinadas áreas.
Até 2026, estima-se que cidades como Palma de Mallorca, Málaga e San Sebastián também passem a contar com ZBEs. Portanto, é ideal que os condutores se antecipem às exigências, regularizando sua situação o quanto antes.





