Uma pesquisa global da Booking.com mostra que, em 2025, os viajantes solo brasileiros têm como principais motivações relaxar (62%), explorar destinos nacionais (45%), viajar ao exterior (40%), estar em contato com a natureza (41%) e visitar amigos ou familiares (36%). Participar de eventos também é relevante para 31% deles.
O levantamento foi conduzido de forma independente com 32.106 adultos de 32 países, incluindo o Brasil. Todos os participantes haviam feito pelo menos uma viagem de lazer nos últimos 12 meses e tinham planos de viajar novamente no ano seguinte. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa online em janeiro de 2025.
Viagens para o bem-estar
Entre os viajantes solo, as principais motivações para viajar revelam um forte apelo ao autocuidado e à descoberta. O descanso mental lidera as intenções, citado por 79% dos entrevistados, seguido do desejo de relaxar fisicamente ou conhecer novos lugares (78%).
Estar em contato com a natureza atrai 74% dos viajantes, enquanto conhecer novas culturas e experimentar a culinária local são motivos igualmente relevantes, mencionados por 69% dos participantes da pesquisa. Segundo dados do Global Wellness Institute, o mercado global do turismo de bem-estar movimentou mais de 650 bilhões de dólares em 2022, alcançando o melhor desempenho da série histórica desde 2019.
Outros dados dos viajantes brasileiros
Critérios mais valorizados na escolha do destino para quem viaja sozinho:
- Bom custo-benefício: 76%
- Segurança: 75%
- Paisagens naturais: 70%
- Gastronomia local: 66%
- Diversidade e inclusão (destinos LGBTQ+ friendly): 28%
Interesse em socialização durante as viagens solo:
- Interesse em conhecer pessoas novas: 55%
- Preferência por interagir com pessoas com interesses semelhantes: 43%
- Visitar cafés e bares locais: 57%
- Conversar com moradores no idioma local: 56%
- Participar de passeios guiados: 54%
Motivações específicas para viajar sozinho:
- Ter um tempo para si mesmo: 38% (51% entre a Geração Z)
- Viajar só, mas conhecer pessoas no destino: 35% (40% entre os Millennials)
- Liberdade para montar o próprio roteiro: 32%