O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que, com o aumento do salário-mínimo, todos os benefícios da autarquia que não são temporários deverão receber o mesmo aumento. Isso significa que pessoas que recebem o Auxílio-doença poderão contar, em 2025, com um repasse de R$1.518,00 por mês.
Esse valore reflete o aumento real de 7,5% do salário-mínimo, que teve um aumento de R$106,00 em comparação com o salário do ano passado. Vale mencionar, também, que o aumento acima da inflação deve aquecer a economia neste começo de ano.
Quem pode receber o Auxílio-doença
O auxílio doença é um benefício do INSS destinado à trabalhadores que, devido à condições médicas, não conseguem realizar suas funções no trabalho temporariamente. Sendo assim, para receber o benefício, o trabalhador precisa passar por uma avaliação médica que comprove a sua condição de saúde e justifique a sua incapacidade.
É importante reforçar que o Auxílio-doença é válido tanto para doenças físicas quanto para doenças psicológicas. Mas, para a pessoa em questão precisa ficar fora das suas atividades profissionais por mais de 15 dias seguidos. Veja a lista de doenças a seguir:
- Tuberculose ativa e hanseníase
- Esclerose múltipla
- Neoplasias malignas (câncer)
- AIDS
- Doenças cardíacas severas
- Depressão
- Burnout
Como solicitar o Auxílio-doença
A solicitação do Auxílio-doença deve ser feito online, através do portal ou do aplicativo Meu INSS. O processo é simples, veja o passo a passo a seguir:
- Acessar o portal ou aplicativo “Meu INSS” e efetuar o login usando a conta Gov.br.
- Selecionar a opção “Pedir Benefício por incapacidade” na seção de novos pedidos.
- Preencher os dados solicitados e anexar documentos essenciais, como laudos médicos recentes.
- Acompanhar o status do pedido pela plataforma de consulta de pedidos.
É importante que, ao fazer a solicitação do benefício, o trabalhador tenham em mãos toda a documentação exigida, tanto para facilitar o processo, quanto para garantir que o auxílio-doença será rapidamente concedido.