Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Atenção! Seu INSS pode ter dinheiro a ser liberado

Por Karoline Calumbi
05/04/2025
Em Colunas, Mais Tendências
0
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está realizando uma revisão nos benefícios pagos a aposentados e pensionistas que tiveram auxílios concedidos entre 2002 e 2009. A medida, determinada por uma decisão judicial, tem como objetivo corrigir erros de cálculo que resultaram em pagamentos abaixo do valor correto.

Segundo o INSS, essa revisão afetará aproximadamente 140 mil beneficiários, incluindo aqueles que receberam auxílio-doença, auxílio-acidente e pensões por morte. Os pagamentos começarão a ser feitos em abril para beneficiários ativos, enquanto aqueles que não recebem mais o auxílio deverão ser contemplados até dezembro deste ano.

Quem tem direito à revisão do INSS?

A revisão foi motivada por uma falha na forma como os salários mais baixos foram considerados no cálculo dos benefícios. Isso impactou diretamente valores concedidos entre 17 de abril de 2002 e 29 de outubro de 2009, reduzindo indevidamente os pagamentos a milhares de segurados.

Vale mencionar que os beneficiários não precisam solicitar a revisão. O processo acontece de forma automática, garantindo que os valores corrigidos sejam repassados sem necessidade de pedido formal.

A correção dos benefícios está sendo feita em parceria com o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), e os valores serão redistribuídos conforme os critérios estabelecidos na decisão judicial.

Como consultar se há valores a receber?

Os segurados podem verificar se têm direito ao reajuste de forma online, por meio do site ou aplicativo Meu INSS. O processo é simples e pode ser feito em poucos passos:

  1. Acesse o site Meu INSS ou abra o aplicativo no celular.
  2. Faça login com seu CPF e senha cadastrados no sistema gov.br.
  3. Digite “revisão” na barra de busca.
  4. Vá até a seção “Histórico de Crédito de Benefício”.
  5. Caso tenha valores a receber, essa informação será exibida na tela.

Além disso, há outras formas de consulta disponíveis:

  • Central 135: Atendimento telefônico do INSS, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
  • Caixas eletrônicos dos bancos pagadores: O informe pode ser consultado diretamente nos terminais de autoatendimento.
  • Calendário de pagamentos do INSS: Disponível no site oficial do INSS.
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Karoline Calumbi

Karoline Calumbi

Jornalista pela UFRRJ, universidade da baixada do Rio de Janeiro. Apaixonada pela profissão e dedicada em diariamente informar e entreter os leitores.

Próximo post
Grande problema do calor pode ser evitado com uma folha de louro - Foto: Giselda Person/TG

Grande problema do calor pode ser evitado com uma folha de louro

Confira!

Aposentadoria - Foto: (Imagem/Reprodução)

O primeiro passo que muitos ignoram na hora de pedir a aposentadoria por idade

30/05/2026
MEI - Foto: (Imagem/Reprodução)

Governo quer diminuir o teto do MEI para evitar rombo de R$ 50 bilhões nas contas públicas

30/05/2026
Cabelo Branco - Reprodução/iStock

A cor de cabelo que some com os fios brancos sem precisar retocar toda semana

30/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas