Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Esse é o primeiro dia útil que seu salário vai cair na conta

Por Jeferson da Rosa
05/03/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Esse é o primeiro dia útil que seu salário vai cair na conta - Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Esse é o primeiro dia útil que seu salário vai cair na conta - Imagem: José Cruz/Agência Brasil

O mês de março começou oficialmente no último sábado, mas muitos brasileiros ainda aguardam o pagamento de seus salários referentes ao trabalho realizado em fevereiro.

Hoje já é quarta-feira, dia 5, e os contracheques seguem pendentes. O motivo? O Carnaval. A festa popular mais tradicional do país foi celebrada oficialmente na terça-feira, 4 de março, impactando o funcionamento de empresas e bancos.

Agora, muitos trabalhadores buscam saber quando exatamente o dinheiro cairá na conta, já que o feriado prolongado alterou o cálculo do quinto dia útil do mês, data comum para os pagamentos.

Esse é o primeiro dia útil que seu salário vai cair na conta

Inicialmente, é necessário explicar que o critério para definir o quinto dia útil nesta situação especifica varia de acordo com a cidade e o estado. E portanto, o recebimento do salário de fevereiro também depende disso.

Isso acontece porque o Carnaval não é um feriado nacional, mas sim uma data que pode ou não ser considerada feriado dependendo da legislação local.

Em estados e municípios onde a festividade é oficialmente reconhecida como feriado, como no Rio de Janeiro, o quinto dia útil deste mês será na próxima segunda-feira, dia 10 de março, e portanto, nestes locais, o salario é depositado neste dia.

Isso porque, nestes casos, os dias 1, 2, 3 e 4 de março não contam, e os dias úteis começam a ser contados apenas nesta quarta-feira, dia 05, com o quinto dia útil no dia 10.

Já nas localidades em que o Carnaval é apenas um ponto facultativo, como na cidade de São Paulo, o quinto dia útil e o depósito dos salários será nesta quinta-feira, dia 6 de março, pois o sábado (01), a segunda-feira (03), terça-feira (04) e quarta-feira (05) contam.

Essa diferença ocorre porque o cálculo do quinto dia útil desconsidera domingos e feriados, mas inclui os sábados como dias úteis. E onde a terça-feira é feriado oficial houve a “emenda” com o sábado, domingo e segunda, todos considerados igualmente feriados.

Além dos salários de trabalhadores, benefícios de aposentados do INSS também são afetados

O impacto da folia não se limitou apenas ao pagamento de salários de trabalhadores de empresas privadas. Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também tiveram alterações no cronograma de recebimento de suas aposentadorias e pensões.

Originalmente, os repasses estavam programados para se estender até o dia 12 de março por conta do feriadão de Carnaval e o não funcionamento dos bancos, mas, para garantir que todos recebam dentro desta semana, o governo federal decidiu antecipar os últimos pagamentos.

Com isso, quem ainda não recebeu o benefício de fevereiro terá o valor depositado entre os dias 6 e 7 de março, e assim, todos recebem até esta sexta-feira.

Os próximos repasses do INSS ao longo do ano seguirão o calendário oficial, sem previsão de novas alterações.

Além disso, outros programas de assistência, como o Bolsa Família, mantiveram seu cronograma habitual, sem qualquer impacto causado pelo Carnaval.

Agora que o feriado ficou para trás, os trabalhadores podem se preparar: entre esta quinta-feira e a próxima segunda-feira, os pagamentos dos salários devem finalmente chegar às contas dos brasileiros, garantindo o equilíbrio financeiro após o feriadão.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Jeferson da Rosa

Jeferson da Rosa

Jornalista apaixonado pela profissão.

Próximo post
Você nem imagina os 7 hábitos que deixam mau hálito

Você nem imagina os 7 hábitos que deixam mau hálito

Confira!

Cachorro - Reprodução/iStock

A psicologia explica por que quem conversa com o pet como se fosse gente tem características acima da média

05/06/2026
Imposto de Renda Receita Federal

Mesmo com problemas na pré-preenchida, declaração pode virar automática em 3 anos

05/06/2026
Esponja - Reprodução/Unsplash/fcafotodigital

Estudo comprova que a esponja de louça libera microplásticos na água a cada vez que é usada

05/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas