Campeão brasileiro por Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Santos, Vanderlei Luxemburgo colecionou taças importantes no futebol nacional. O treinador carioca de 71 anos largou o esporte recentemente e decidiu seguir a vida trabalhando com uma profissão inesperada.
Segundo o portal UOL, Luxa se filiou ao partido Podemos e se tornou pré-candidato para o Senado pelo estado do Tocantins nas Eleições Presidenciais de outubro deste ano. O ex-treinador já havia manifestado o desejo de participar do pleito eleitoral em 2018 e 2022, mas por causa de conflitos internos em outros partidos, Luxemburgo acabou não participando das eleições nas duas oportunidades.
Dessa forma, Luxemburgo tenta seguir os passos de Romário, ex-jogador com quem trabalhou no Flamengo em 1995 e na Seleção Brasileira, em 2000, e que hoje atua como Senador pelo Estado do Rio de Janeiro.
O último trabalho de Vanderlei Luxemburgo na área técnica de um clube brasileiro foi em 2023, no Corinthians. Contratado em maio daquele ano, Luxa comandou a equipe paulista por um pouco mais de quatro meses, sendo demitido no final de setembro após um empate contra o Fortaleza, pelas semifinais da Copa Sul-Americana.
Ocasionalmente, o ex-treinador é convidado para programas esportivos para dar suas opiniões sobre o futebol atual e contar histórias sobre seu tempo como jogador e treinador ao longo de sua vida.
Luxemburgo hospitalizado
Nesta sexta-feira (20), Vanderlei Luxemburgo deu entrada em um hospital particular em Palmas. Após a realização de exames, foi diagnosticada uma infecção pulmonar. Por orientação médica, o ex-técnico de futebol vai permanecer internado na UTI para a continuar o tratamento com antibióticos.
Segundo o portal G1, a assessoria do pré-candidato ao Senado pelo Tocantins informou que ele havia relatado um mal-estar na madrugada dessa quinta-feira (19) e foi transferido para o Hospital Medical Santa Thereza, na capital tocantinense.
Todos os compromissos eleitorais de Luxemburgo nos próximos dias foram suspensos enquanto o ex-treinador de 71 anos se recupera de seu estado de saúde.





