Contratado em julho de 2025, o atacante Samuel Lino, de 26 anos, foi o maior investimento do Flamengo na última temporada. Com um início promissor, empilhando gols e assistências, o atacante logo mostrou que o clube adquiriu um jogador com velocidade e capacidade de decidir jogos.
Cria do Ninho do Urubu, como são chamados os jogadores oriundos das categorias de base do Flamengo, Lino foi vendido muito cedo para o futebol europeu. Sua primeira experiência no futebol profissional foi no Gil Vicente, de Portugal em 2019. No clube português, o brasileiro evoluiu ao longo de três temporadas e suas atuações chamaram a atenção do Valência, da Espanha, que o contratou em 2022. No futebol espanhol, Samuel Lino ainda jogaria mais três temporadas no Atlético de Madrid, antes de voltar para o Flamengo.
O clube carioca desembolsou 22 milhões de euros (cerca de R$ 143 milhões na cotação da época) para contratar o atacante de 26 anos ao final da temporada europeia, em julho do ano passado. Os valores envolvidos na negociação de Samuel Lino entraram para a história do Flamengo como o jogador mais caro a ser comprado pelo clube na história. A marca só foi ultrapassada no início de fevereiro deste ano, quando o Rubro-Negro carioca contratou Lucas Paquetá, por 42 milhões de euros.
Em sua chegada, Lino teve um começo espetacular, com gols e assistências em jogos do campeonato brasileiro. As atuações em alto nível o levaram a ser convocado por Carlo Ancelotti nos dois últimos jogos do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA 2026.
Números de Samuel Lino pelo Flamengo
Desde o seu retorno no ano passado, Lino já conquistou títulos importantes com a camisa do Flamengo. O jogador foi campeão brasileiro e da Copa Libertadores da América no final de 2025. Além desses títulos, o jogador levantou duas taças intercontinentais durante a disputa do Mundial de Clubes da FIFA.
Ao todo, Samuel Lino disputou 41 jogos pelo clube comandado pelo técnico Filipe Luís, tendo marcado cinco gols e contribuído com seis assistências.
Na última partida, Lino foi titular do Flamengo na noite desta quinta-feira (26) pelo jogo de volta da Recopa Sul-Americana contra o Lanús. O atacante foi substituído aos 57 minutos de jogo por Éverton Cebolinha. No jogo, os argentinos venceram o time carioca na prorrogação pelo placar de 3 a 2 e conquistaram o título pela primeira vez.





