Seja por questões de saúde, estética ou preferência de consumo, algumas pessoas optam por remover a gordura da carne antes do preparo, acreditando estar tomando a melhor decisão. Entretanto, em alguns casos, essa prática pode não ser a opção mais adequada.
Isso porque, de acordo com especialistas dos mais variados segmentos da gastronomia, a gordura pode ser o segredo para uma carne perfeita, uma vez que contribui para um cozimento mais uniforme e pode garantir maior suculência em determinados pratos.
Conforme se dissolve durante frituras, a gordura impede que a carne resseque, envolvendo as fibras para preservar a umidade. Além disso, ela também conta com compostos que deixam as peças muito mais saborosas.
Já no preparo de ensopados, a gordura exerce um papel ainda mais relevante, pois, à medida que se dissolve, contribui para a criação de um molho mais encorpado, brilhante e saboroso, exigindo bem menos esforço para alcançar um caldo de qualidade.
Infelizmente, a textura da gordura na boca pode não ser agradável para todos. Contudo, levando em consideração os atributos destacados anteriormente, fica claro que é ideal removê-la somente após o preparo da carne.
Excesso de gordura pode fazer mal?
Por mais que a gordura desempenhe um papel crucial no preparo da carne, o mesmo não pode ser dito sobre seus impactos à saúde, levando em consideração que o consumo excessivo pode aumentar o colesterol LDL, que é considerado ruim para o organismo por favorecer o surgimento de diversos problemas de saúde.
Sendo assim, para evitar esse problema, é fundamental remover os excessos visíveis, mantendo apenas a quantidade necessária para garantir um cozimento adequado da carne, e que poderá ser facilmente retirado no momento do consumo.
Desta forma, é possível aproveitar todos os benefícios que a gordura proporciona ao preparo das carnes sem correr o risco de prejudicar a saúde em razão de um consumo desequilibrado.





