Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Banir alimentos ultraprocessados nas escolas pode reduzir obesidade em 13%

Por Yasmin Henrique
24/12/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Banir alimentos ultraprocessados nas escolas pode reduzir obesidade em 13%

(Foto: reprodução/Prefeitura de Goiânia)

Uma pesquisa recente do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) revela que a proibição da venda de alimentos ultraprocessados e bebidas adoçadas em escolas públicas e privadas poderia diminuir em aproximadamente 13% a taxa de obesidade entre estudantes de 10 a 19 anos.

O estudo baseia-se nos dados da última edição da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) do IBGE, realizada entre 2017 e 2018, para avaliar o efeito de políticas que substituam esses produtos por alimentos in natura ou minimamente processados. A análise aponta que essa mudança na oferta alimentar poderia reduzir em até 20 kcal e 6 gramas de açúcares livres diários, sem afetar a ingestão de vitaminas e minerais essenciais.

Ultraprocessados na escola

Economia casa

Luz mais barata ⚡

Horário certo reduz gasto ao lavar roupas
Veja o melhor horário
X

Luz mais barata ⚡

Veja o melhor horário

A eliminação de ultraprocessados e bebidas açucaradas das cantinas escolares poderia gerar:

  • Redução de 25% no consumo de refrigerantes e sucos artificiais;
  • Queda de 8% na ingestão de guloseimas e salgadinhos;
  • Aumento de 2% a 8% no consumo de água, sucos naturais e frutas.

Os efeitos foram estimados a partir da combinação de dados da POF com estudos internacionais em escolas dos EUA e outros países. Apesar do PNAE já prever alimentação saudável, ultraprocessados ainda estão presentes em cantinas e pontos de venda alternativos. Medidas recentes incluem:

  • Redução do limite de ultraprocessados no PNAE de 20% para 15% em 2023;
  • Leis estaduais e municipais em locais como Ceará, Rio de Janeiro, Maranhão, Niterói e Rio Grande do Sul, que melhoram a qualidade alimentar dos estudantes.

Essas ações mostram que a restrição de ultraprocessados nas escolas contribui para um ambiente mais saudável e incentiva hábitos positivos entre crianças e adolescentes. O estudo destaca que, ao longo de 12 anos, crianças e adolescentes podem fazer de uma a quatro refeições diárias na escola, tornando esse ambiente um ponto estratégico para incentivar hábitos alimentares saudáveis.

Combate a obesidade

No Congresso, projetos de lei como o PL 4501/2020 sugerem garantir pelo menos três opções de lanches saudáveis por dia, além de proibir a venda e a publicidade de ultraprocessados, frituras e produtos com gorduras hidrogenadas.

A implementação de medidas nacionais que restrinjam a presença de ultraprocessados nas escolas teria potencial para prevenir a obesidade infantojuvenil, melhorar o estado nutricional da população jovem e promover educação alimentar contínua em todo o país.

Alerta!

Revelação sobre obesidade infantil mostra impacto chocante

Cerca de 30% das crianças brasileiras estão acima do peso e a obesidade infantil se tornou uma questão de saúde pública mundial
entenda
X

Revelação sobre obesidade infantil mostra impacto chocante

entenda
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Foto: Maksym Tymchyk/Unsplash

Entregadores não serão obrigados a entregar na porta com nova lei

Confira!

Cachorro - Reprodução/iStock

A psicologia explica por que quem conversa com o pet como se fosse gente tem características acima da média

05/06/2026
Imposto de Renda Receita Federal

Mesmo com problemas na pré-preenchida, declaração pode virar automática em 3 anos

05/06/2026
Esponja - Reprodução/Unsplash/fcafotodigital

Estudo comprova que a esponja de louça libera microplásticos na água a cada vez que é usada

05/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas