Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Imagem mostra Nikolas Ferreira usando celular em encontro com Bolsonaro — ação foi proibida pela Justiça

Por Jeferson da Rosa
24/11/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Imagem mostra Nikolas Ferreira usando celular em encontro com Bolsonaro — ação foi proibida pela Justiça - Imagem: Reprodução/TV Globo

Imagem mostra Nikolas Ferreira usando celular em encontro com Bolsonaro — ação foi proibida pela Justiça - Imagem: Reprodução/TV Globo

Imagens aéreas captadas por um drone e exibidas pela TV Globo revelaram o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) usando o celular durante uma conversa com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na última sexta-feira, 21 de novembro, na casa do ex-chefe do Executivo, em Brasília.

O registro foi mostrado no Jornal Nacional do sábado seguinte, 22 de novembro, e ganhou repercussão imediata porque Bolsonaro cumpria prisão domiciliar e estava sujeito a regras rígidas.

Entre essas regras estava a proibição do uso de aparelhos eletrônicos por visitantes dentro da residência, medida determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para evitar comunicações externas.

Horas após esse encontro, já na madrugada, Bolsonaro tentou violar a tornozeleira eletrônica e foi conduzido à sede da Polícia Federal na manhã do dia 22. A PF avaliou que havia risco concreto de fuga. O episódio envolvendo Nikolas, porém, não é apontado como causa direta da prisão.

O deputado, por sua vez, criticou duramente a TV Globo e classificou a filmagem como invasão de privacidade. Além disso, uma notícia-crime foi apresentada ao STF pedindo medidas contra ele.

Imagem mostra Nikolas Ferreira usando celular em encontro com Bolsonaro — ação foi proibida pela Justiça

Na sexta-feira, as câmeras do drone registraram o momento em que Nikolas Ferreira conversava com Bolsonaro na área externa da casa. Os dois estavam sentados na varanda, em clima informal, quando o deputado foi flagrado mexendo no celular por alguns segundos.

O uso do aparelho chamou a atenção porque a restrição para visitantes era de conhecimento público (PET 14.129/DF) e constava das decisões que ampararam a prisão domiciliar.

O conteúdo das imagens, exibido no Jornal Nacional do dia seguinte, passou a ser discutido porque indicava possível descumprimento de medidas cautelares impostas ao ex-presidente.

Embora o vídeo não mostrasse qualquer tentativa de comunicação externa, a simples presença do celular na cena já configurava, em tese, quebra das condições determinadas pelo Supremo.

Nikolas chama TV Globo de “patética” e Érika Hilton pede apreensão do celular do deputado

Após a divulgação das imagens, Nikolas divulgou uma nota oficial criticando a emissora. Ele disse ter recebido o vídeo com “absoluto espanto” e acusou a Rede Globo de violar sua privacidade ao utilizar um drone sobre a residência de Bolsonaro.

Segundo o deputado, a filmagem seria “uma violação grave de privacidade, incompatível com qualquer padrão mínimo de ética jornalística”.

Ele também afirmou que não havia sido informado sobre restrições ao uso de celulares durante a visita e que não teve a intenção de descumprir qualquer medida judicial. Em sua nota, reforçou que a responsabilidade pela fiscalização cabia aos agentes que o acompanharam no local.

Ao final, o parlamentar acusou a emissora de construir uma narrativa sensacionalista e concluiu a mensagem com uma provocação dizendo que a Globo precisaria de “algo mais forte” para sustentar suas acusações.

O caso motivou reação imediata dentro do Congresso. A deputada Erika Hilton apresentou uma notícia-crime ao ministro Alexandre de Moraes pedindo providências contra Nikolas Ferreira.

No documento, ela afirma que a atitude do deputado pode ter violado determinações judiciais que protegiam o cumprimento da prisão domiciliar.

Hilton relacionou o episódio ao ambiente de instabilidade vivido no entorno da residência do ex-presidente e pediu a apreensão do celular de Nikolas para evitar destruição de possíveis provas, além da oitiva do parlamentar e dos agentes que presenciaram a visita.

Para a deputada, o congressista tinha plena consciência das regras impostas a Bolsonaro e, mesmo assim, decidiu desrespeitá-las.

Bolsonaro foi levado para a sede da PF horas depois do encontro com Nikolas

A prisão preventiva de Bolsonaro ocorreu poucas horas após o encontro. A PF registrou que, por volta de meia-noite, houve tentativa de violação da tornozeleira eletrônica.

Segundo o relatório, o equipamento apresentava marcas de queimadura e sinais de manipulação. A partir dessa constatação, Moraes considerou que havia risco elevado de fuga.

A decisão mencionou, além da avaria na tornozeleira, fatores como a proximidade da casa de Bolsonaro com a área das embaixadas, episódios recentes de aliados que deixaram o país, e a convocação de uma vigília por apoiadores, que poderia comprometer a ação policial.

O ministro entendeu que o conjunto desses elementos justificava a adoção da prisão preventiva, que não tem prazo definido.

No domingo (23), a justiça manteve a prisão após a audiência de custódia, onde a defesa de Bolsonaro afirmou que ele agiu sob efeitos de remédios, que causaram alucinações. Segundo advogados, o ex-presidente acreditava que havia uma escuta no aparelho.

Já na manhã de hoje, segunda-feira (24), o plenário da 1ª turma do STF, formado pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia referendaram, por unanimidade, a decisão de Moraes que converteu a prisão domiciliar de Bolsonaro em preventiva.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Jeferson da Rosa

Jeferson da Rosa

Jornalista apaixonado pela profissão.

Próximo post
A data que manhã na Terra vai virar noite pelo período mais longo da história - Imagem: Pixabay

A data que manhã na Terra vai virar noite pelo período mais longo da história

Confira!

Aposentadoria - Foto: (Imagem/Reprodução)

O primeiro passo que muitos ignoram na hora de pedir a aposentadoria por idade

30/05/2026
MEI - Foto: (Imagem/Reprodução)

Governo quer diminuir o teto do MEI para evitar rombo de R$ 50 bilhões nas contas públicas

30/05/2026
Cabelo Branco - Reprodução/iStock

A cor de cabelo que some com os fios brancos sem precisar retocar toda semana

30/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas