Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Estudantes de todo Brasil vão receber 1 mil reais na última semana de agosto

Por Jeferson da Rosa
22/08/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Estudantes de todo Brasil vão receber 1 mil reais na última semana de agosto - Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Estudantes de todo Brasil vão receber 1 mil reais na última semana de agosto - Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Milhares de estudantes em todo o país terão um alívio no orçamento estudantil a partir da próxima semana. O Ministério da Educação confirmou que, a partir do dia 25 de agosto, uma nova rodada de pagamentos do programa Pé-de-Meia será iniciada.

Desta vez, o destaque vai para um grupo específico de beneficiários que receberá um repasse especial de R$ 1.000. O valor é parte das ações do governo federal para incentivar a continuidade dos estudos entre jovens de baixa renda.

Tradicionalmente, o programa transfere mensalmente valores de R$ 200 aos estudantes, mas a parcela de agosto trará um reforço para aqueles que atingiram uma etapa importante na educação.

Estudantes de todo Brasil vão receber 1 mil reais na última semana de agosto

O Pé-de-Meia é uma iniciativa federal que funciona como um incentivo financeiro mensal depositado diretamente em contas digitais abertas em nome dos alunos.

O objetivo é claro: combater a evasão escolar e estimular a conclusão do ensino médio, especialmente entre jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para participar do programa, é necessário ter entre 14 e 24 anos, estar regularmente matriculado no ensino médio da rede pública ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e pertencer a uma família inscrita no CadÚnico com renda per capita de até meio salário mínimo.

Neste mês, o valor de R$ 1.000 será direcionado exclusivamente aos estudantes da EJA (Ensino de Jovens e Adultos) que concluíram com sucesso o primeiro semestre letivo de 2025.

A quantia corresponde ao chamado “Incentivo-Conclusão”, uma das modalidades de benefício previstas pelo Pé-de-Meia.

Valores dos pagamentos para estudantes em agosto e datas

Para os demais estudantes, os pagamentos continuam no valor padrão de R$ 200, desde que atendam aos critérios de frequência escolar e estejam com a matrícula ativa.

Além dos depósitos mensais, o programa prevê ainda outros incentivos financeiros ao longo do ano. Estudantes que participam do Enem, por exemplo, recebem um valor adicional de R$ 200. Já aqueles que finalizam o ensino médio podem sacar até R$ 1.000 como prêmio pela conclusão.

No total, ao cumprir todas as etapas previstas, um aluno pode acumular até R$ 9.200 durante os três anos do ensino médio.

Os pagamentos são realizados em datas escalonadas conforme o mês de nascimento dos estudantes. Todos os valores são creditados em contas vinculadas ao aplicativo Caixa Tem, garantindo praticidade no acesso ao benefício. Veja as datas dos repasses abaixo:

Mês de nascimentoData do pagamento
Janeiro e Fevereiro25 de agosto (segunda-feira)
Março e Abril26 de agosto (terça-feira)
Maio e Junho27 de agosto (quarta-feira)
Julho e Agosto28 de agosto (quinta-feira)
Setembro e Outubro29 de agosto (sexta-feira)
Novembro e Dezembro1º de setembro (segunda-feira)

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Jeferson da Rosa

Jeferson da Rosa

Jornalista apaixonado pela profissão.

Próximo post
Pix foi paralisado no Brasil? Clientes de renomado banco estão assustados - Imagem: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Pix foi paralisado no Brasil? Clientes de renomado banco estão assustados

Confira!

Cachorro - Reprodução/iStock

A psicologia explica por que quem conversa com o pet como se fosse gente tem características acima da média

05/06/2026
Imposto de Renda Receita Federal

Mesmo com problemas na pré-preenchida, declaração pode virar automática em 3 anos

05/06/2026
Esponja - Reprodução/Unsplash/fcafotodigital

Estudo comprova que a esponja de louça libera microplásticos na água a cada vez que é usada

05/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas