Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

IA cria motivos para pais evitarem expor filhos nas redes

Por Yasmin Henrique
12/08/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
IA cria motivos para pais evitarem expor filhos nas redes

(Foto: reprodução/Depositphotos)

À medida que a inteligência artificial (IA) avança, aumenta também a apreensão dos pais quanto à exposição de fotos de seus filhos nas redes sociais. A prática conhecida como sharenting — que consiste em compartilhar imagens e dados de crianças na internet — tem gerado intensos debates devido aos riscos crescentes associados às tecnologias de IA, especialmente aos chamados “nudifiers”. Esses aplicativos utilizam fotos reais para gerar imagens falsas de nudez de forma automatizada.

De acordo com Alexios Mantzarlis, fundador da publicação Indicator, esses serviços movimentam cerca de US$ 36 milhões anuais e são de fácil acesso, inclusive para adolescentes. “Qualquer criança com acesso à internet pode se tornar tanto vítima quanto autora desses abusos”, alerta Mantzarlis.

Motivos apontados pela IA

  • Aplicativos “nudifiers”: permitem upload de fotos e, mediante pagamento, geram imagens manipuladas com alto grau de realismo, causando danos psicológicos e sociais às vítimas.
  • Limitação legal nos EUA: o Take It Down Act criminaliza a divulgação não autorizada dessas imagens falsas, mas não proíbe explicitamente o funcionamento dos aplicativos geradores, o que complica o enfrentamento.
  • Ações das plataformas: a Meta (Facebook e Instagram) tem movido ações contra desenvolvedores que promovem esses serviços e participa de iniciativas setoriais, como a Tech Coalition, junto a empresas como Google e Microsoft, para proteção infantil.
  • Acesso facilitado entre jovens: apesar de restrições, esses aplicativos continuam de fácil acesso e são amplamente conhecidos e usados por estudantes.
  • Relato de educadores: segundo Josh Golin (Fairplay for Kids), diretores e professores informam uso frequente desses conteúdos dentro de escolas.
  • Limitação de contas privadas: conforme Sarah Gardner (Heat Initiative), perfis privados não garantem proteção, pois pessoas do círculo de confiança podem ser as responsáveis pela manipulação e disseminação das imagens.
  • Risco adicional — roubo de identidade: o compartilhamento indiscriminado de fotos expõe dados pessoais que facilitam fraudes; a FTC registra aumento de ~40% em casos de roubo de identidade entre menores entre 2021 e 2024, totalizando cerca de 1,1 milhão de vítimas por ano.

Como proteger os filhos?

Especialistas orientam que os pais adotem formas mais seguras para compartilhar fotos, como utilizar aplicativos com criptografia ou álbuns privados em serviços de armazenamento na nuvem, garantindo assim maior proteção à privacidade das crianças. A escolha de publicar imagens nas redes sociais deve ser feita com atenção e prudência, levando em conta os riscos ampliados pela inteligência artificial, que tornaram essas ameaças mais concretas e facilmente acessíveis.

Exposição de menores nas redes

Existe lei para casos de "adultização" de crianças no Brasil?

Combate à adultização e exploração de menores em conteúdos digitais é reforçado para garantir direitos previstos no ECA
saiba mais
X

Existe lei para casos de "adultização" de crianças no Brasil?

saiba mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post

CBF determina expulsão de fotógrafo após trombada com Neymar

Confira!

MEI - Foto: (Imagem/Reprodução)

Governo quer diminuir o teto do MEI para evitar rombo de R$ 50 bilhões nas contas públicas

30/05/2026
Cabelo Branco - Reprodução/iStock

A cor de cabelo que some com os fios brancos sem precisar retocar toda semana

30/05/2026
Carne - Reprodução/iStock

4 cortes de carne que açougueiros experientes escolhem para bife no dia a dia

30/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas