Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Apontar para as estrelas dá verrugas? Lenda foi feita por causa de intolerância religiosa

Por Karoline Calumbi
06/05/2025
Em Colunas, Mais Tendências
0
Apontar para as estrelas dá verrugas? Lenda foi feita por causa de intolerância religiosa - Foto: Duangjan/Adobe Stock

Apontar para as estrelas dá verrugas? Lenda foi feita por causa de intolerância religiosa - Foto: Duangjan/Adobe Stock

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), verrugas são lesões de pele que podem ser causadas pelo vírus HPV e não têm relação com gestos como apontar para estrelas.

Entretanto, vale lembrar que uma antiga lenda popular diz o contrário, e sua origem remonta a um período sombrio da história: a Inquisição Ibérica, marcada pela perseguição a judeus e outras minorias religiosas.

A crença de que apontar para uma estrela causaria o surgimento de verrugas foi, na verdade, uma estratégia de proteção adotada por famílias judaicas para evitar que suas crianças fossem identificadas como praticantes do judaísmo.

Isso porque o surgimento da primeira estrela no céu, geralmente o planeta Vênus, marca o início do Shabat, o dia sagrado semanal dos judeus, de acordo com o calendário lunar.

Lenda nasceu para proteger e se espalhou pelo mundo

Durante o século XV, especialmente na Península Ibérica, muitos judeus foram obrigados a esconder sua fé para sobreviver. Nesse contexto, as crianças, que costumavam apontar para o céu ao avistar a primeira estrela do Shabat, tornaram-se facilmente reconhecíveis por observadores externos.

Para evitar riscos, pais e mães criaram a superstição de que esse gesto provocaria verrugas, uma forma eficaz de inibir o comportamento sem levantar suspeitas.

Com o tempo, a lenda se espalhou, cruzando oceanos com os primeiros imigrantes judeus e tornando-se parte do imaginário popular brasileiro. É importante mencionar que, embora essa crença tenha perdido sua função protetiva, ela permanece viva em muitas regiões, mesmo sem conhecimento de sua origem histórica.

Verrugas têm causa viral, não mágica

Do ponto de vista científico, verrugas são lesões cutâneas provocadas, em muitos casos, pelo papilomavírus humano (HPV), conforme explica a dermatologia moderna. Elas aparecem principalmente nas mãos, pés e joelhos, e são comuns em crianças e adolescentes, devido à maior vulnerabilidade imunológica nessa fase.

É importante mencionar que nem toda verruga significa a presença do HPV. Isso porque existem diversos tipos de verrugas, que podem ser causadas por diferentes condições dermatológicas.

Dessa forma, vale reforçar que embora existam muitas crendices sobre curas caseiras, como uso de casca de banana ou objetos inusitados, o tratamento eficaz exige orientação médica e, em alguns casos, procedimentos dermatológicos.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Karoline Calumbi

Karoline Calumbi

Jornalista pela UFRRJ, universidade da baixada do Rio de Janeiro. Apaixonada pela profissão e dedicada em diariamente informar e entreter os leitores.

Próximo post
Comunicado do Bradesco para clientes com contas ativas no banco - Imagem: Divulgação/Banco Bradesco

Comunicado do Bradesco para clientes com contas ativas no banco

Confira!

Pesquisa desafia crença popular sobre eficácia do jejum no emagrecimento

Pesquisa desafia crença popular sobre eficácia do jejum no emagrecimento

31/05/2026
Estudo revela quem sofre mais com calotes entre bancos tradicionais e fintechs

Estudo revela quem sofre mais com calotes entre bancos tradicionais e fintechs

31/05/2026
multa por retrovisor?

Esses motoristas não vão precisar de nova habilitação para dirigir carros elétricos e híbridos mais pesados

31/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas