Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

1 em cada 3 idosos urbanos vive com sintomas de depressão, revela pesquisa

Por Yasmin Henrique
29/12/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Especialistas já estão em alerta com aumento da solidão entre os idosos

Pessoa idosa (Foto: reprodução/Christian Langballe/Unsplash)

A relação entre ambiente urbano e saúde mental de idosos tem se mostrado cada vez mais evidente. Condições físicas, ambientais e sociais presentes nas cidades podem intensificar vulnerabilidades, elevar o risco de adoecimento e contribuir para o aparecimento de sintomas depressivos entre a população idosa.

Nesse contexto, uma pesquisa desenvolvida pelo professor Pablo Roccon — apresentada em sua tese de doutorado no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG — investigou de que maneira idosos brasileiros percebem suas vizinhanças e como essas percepções se associam ao bem-estar emocional.

Idosos com depressão

Internet

Palavras banidas 🚫

Lista de termos proibidos que poucos conhecem
Veja a lista
X

Palavras banidas 🚫

Veja a lista

O estudo tomou como referência a linha de base do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi-Brasil), conduzido entre 2015 e 2016, abrangendo uma amostra nacional representativa composta por mais de 7 mil residentes de áreas urbanas com 50 anos ou mais. A análise revelou:

Prevalência geral de sintomas depressivos: 34,09% dos participantes.

  • Mulheres: 43,8%
  • Homens: 24,5%

Impacto de fatores ambientais:

  • Desordem física na vizinhança: 22% de prevalência.
  • Bairro avaliado como pouco agradável: 24%.
  • Poluição sonora: 27%.

Impacto de condições associadas à violência:

  • Vítimas de furto, roubo ou invasão domiciliar: 31% de prevalência.
  • Sensação de insegurança, especialmente entre mulheres: influência significativa na ocorrência de sintomas depressivos.

Coesão social:

  • Idosos que não perceberam senso de comunidade e confiança entre vizinhos apresentaram 26% de prevalência de sintomas depressivos.

Desigualdades estruturais identificadas:

  • Mulheres, pessoas negras e pardas e idosos com menor renda relataram com maior frequência:
    • Ausência de coesão social
    • Insegurança
    • Desordem física no bairro
    • Piores condições de mobilidade

Ações de combate

Grupos socialmente vulneráveis tendem a viver em áreas urbanas mais precárias, o que reforça a necessidade de políticas públicas orientadas à equidade. Entre as ações prioritárias estão o fortalecimento do suporte socioassistencial, políticas de distribuição de renda e obras de requalificação urbana, como melhoria de calçadas, iluminação, parques, áreas verdes e espaços de convivência.

Também são essenciais intervenções para controle de enchentes, redução de ilhas de calor, reorganização do ambiente físico e estímulo à coesão comunitária, favorecendo um envelhecimento ativo e saudável. Essas medidas estão alinhadas à Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030, da ONU, que destaca a importância de cidades inclusivas, seguras e socialmente integradas.

Saúde mental

Cirurgia contra depressão é realidade; veja 1ª jovem que fez operação

A estimulação cerebral profunda avança como alternativa promissora para tratar depressão resistente na América Latina
saiba mais
X

Cirurgia contra depressão é realidade; veja 1ª jovem que fez operação

saiba mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Motivos surpreendentes levam pessoas a visitar locais de desastres nucleares

Fungo radioativo de Chernobyl pode proteger humanos

Confira!

Pesquisa desafia crença popular sobre eficácia do jejum no emagrecimento

Pesquisa desafia crença popular sobre eficácia do jejum no emagrecimento

31/05/2026
Estudo revela quem sofre mais com calotes entre bancos tradicionais e fintechs

Estudo revela quem sofre mais com calotes entre bancos tradicionais e fintechs

31/05/2026
multa por retrovisor?

Esses motoristas não vão precisar de nova habilitação para dirigir carros elétricos e híbridos mais pesados

31/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas