Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Você sabe qual a importância da água para o nosso corpo?

Várias atividades essenciais são desempenhadas pela água para garantir um bom funcionamento do nosso organismo como um todo, trazendo mais saúde e bem-estar.

Por Saliza Serodio

26/05/2021 às 17h09 - Atualizada 26/05/2021 às 17h36

No inverno nosso corpo pede menos água, no entanto é a época em que precisamos ingerir ainda mais.

Várias atividades essenciais são desempenhadas pela água para garantir um bom funcionamento do nosso organismo como um todo, trazendo mais saúde e bem-estar.

Dentro dessas funções estão:

– Eliminação de toxinas:

Ocorre pela urina, 95% composta por água, liberando do corpo substâncias que estão em excesso ou que não possuem função no organismo.

– Importante componente ao plasma sanguíneo:

Responsável pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células.

– Digestão:

A água faz parte da composição dos sucos digestivos e da saliva, fundamentais para a quebra do alimento. Além da digestão, a água também atua na absorção e excreção.

– Regulação de temperatura no corpo:

Em dias mais quentes, por exemplo, o nosso corpo começa a produzir suor que é eliminado para fora do nosso corpo. Ao evaporar, o suor provoca a diminuição de temperatura. A temperatura, então, não é controlada pela eliminação de suor, e sim graças a evaporação.

 

Não podemos nos esquecer de que a água faz parte da composição de nossas células, tecidos e órgãos. Quando ingerida com frequência pode evitar diversas doenças como as renais, a desidratação da pele, obesidade entre outras.
Acima de tudo, quando nosso corpo pede água é porque ele já esta desidratando, então não espere ficar com sede para ingerir.

O conteúdo continua após o anúncio

Principalmente em dias mais frios nós bebemos menos água pois a sensação de sede diminui, como resultado pode gerar desidratação.

Algumas dicas que pode te ajudar a consumir mais água em qualquer época do ano:

– Aplicativos:

Hoje existe vários aplicativos que você pode baixar no seu celular e ele vai despertar de hora em hora lembrando você de ingerir sua água. Só baixar!

– Água com sabor:

Coloque em uma jarra ou na sua garrafinha de água frutas que você goste costadas. Vai deixar sua água mais saborosa e fazer com que você tenha mais vontade de tomar.

– Garrafa:

Deixe sempre do seu lado uma garrafinha de água, sempre que olhar para ela vai lembrar de tomar e também ter um controle da quantidade que está ingerindo ao dia.

– Coloque uma meta:

Defina uma meta alcançável para você tomar sua água no dia. Se programe para dividir essa quantidade durante períodos do dia. Coloque lembretes no celular ou algo que te ajudará a lembrar da meta.

Ah, para calcular a quantidade de água que você precisa consumir no dia é só fazer um cálculo bem simples:

PESO x 35
Se hidrate sempre, afinal, água é vida, saúde e bem-estar.

Saliza Serodio

Saliza Serodio

Saliza Serodio, 30 anos, formada e atuante na área da estética e imagem pessoal no mercado de Juiz de Fora há quase 10 anos. Proprietária da clínica Corpo S/A, busca desenvolver um trabalho que auxilie no desenvolvimento de melhorias na saúde e bem estar, entendo que esses pontos impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia