Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Benefícios da Drenagem Linfática no Pós operatório

O Brasil é um dos países onde mais se realiza cirurgias plásticas no mundo. E, como em qualquer cirurgia, há seus riscos, por isso os médicos indicam cada vez mais no pós-operatório a DRENAGEM LINFÁTICA.

Por Saliza Serodio

16/07/2021 às 19h43 - Atualizada 16/07/2021 às 19h43

O Brasil é um dos países onde mais se realiza cirurgias plásticas no mundo. E, como em qualquer cirurgia, há seus riscos, por isso os médicos indicam cada vez mais no pós-operatório a DRENAGEM LINFÁTICA.

Antes de entender o porquê dessa indicação vamos primeiro entender melhor como funciona nosso sistema linfático, aquele que é estimulado através da drenagem.

 

O QUE É O SISTEMA LINFÁTICO?

Nosso sistema linfático e composto por vasos e glânglios que tem a função de  coletar impurezas da circulação e manter o sistema imunológico protegido de ameaças.
Ele possui também algumas funções importantes para o nosso corpo, como:
– Remoção de fluídos em excesso;
– Absorção de ácidos graxos e transporte da gordura para o sistema circulatório;
– Produção de células imunes.

A circulação linfática e sanguínea trabalham em conjunto para coletar partículas indesejáveis no nosso corpo, deixando nosso sistema imune mais forte para conter ameaças. Sendo assim, o sistema linfático ajuda a purificar o nosso organismo e eliminar toxinas.

 

POR QUE A DRENAGEM É INDICADA APÓS A CIRURGIA?

Após as cirurgias plásticas ou algum trauma, ocorre uma passagem de líquido maior nos vasos sanguíneos. Na cirurgia, além disso, os canais dos vasos sanguíneos são danificados.
A Drenagem linfática vai ajudar no escoamento de líquidos e toxinas do corpo, reduzindo o inchaço  e evitando o acúmulo de líquidos no corpo, como os seromas e também as indesejáveis fibroses que podem aparecer durante o processo de cicatrização.

 

 

 

 

COMO É REALIZADA A DRENAGEM NESSES CASOS?

 

O conteúdo continua após o anúncio

Deve ser realizada por um profissional da saúde, seja Fisioterapeuta ou esteticista e deve ser feita somente com uma prescrição do médico da cliente autorizando o procedimento.
A Drenagem é feita com manobras de massagem por toda a área operada, são movimentos mais leves, na maioria dos casos não causa nenhum desconforto, a não ser em casos que tenham causado o seroma ou fibrose, que são locais onde a profissional vai precisar fazer manobras com mais vigor ou até mesmo usar tecnologia eletroestética para ajudar a desfazer essas disfunções.

 

EM QUAIS CIRURGIAS SÃO RECOMENDADAS FAZER A DRENAGEM?

É recomendadA em todas as cirurgias, principalmente nas lipoaspirações, abdominoplastia, ginecomastia, mamoplástia, prótese de mama, blefaroplastia e lifting.
Lembrando que sempre com autorização do cirurgião.

 

 

O QUE MAIS DEVO SABER SOBRE O ASSUNTO?

O número de sessões a serem realizadas vai depender de como foi o procedimento cirúrgico e como está a resposta do cliente ao procedimento. Normalmente são indicadas 10 sessões.
No início o ideal é realizar de 2 a 3 vezes na semana  com intervalo de 1 dia pelo menos entre uma sessão e outra para dar tempo do sistema linfático e  sanguíneo entender o processo e trabalhar a nosso favor. Claro, que isso também vai depender da avaliação da profissional e da individualidade do cliente.
A Drenagem em alguns casos pode começar a ser realizada um dia após o procedimento cirúrgico, mas a orientação do melhor momento para iniciar para será do médico.

 AFINAL, PORQUÊ É BOM FAZER A DRENAGEM?

Seus benefícios vão trazer uma recuperação mais saudável e rápida para a pessoa que realizou a cirurgia. Pensando assim, os principais benefícios são:
– Desintoxicação do organismo;
– Eliminação dos líquidos acumulados devido a agressão do procedimento cirúrgico;
– Ativação do sistema imunológico;
– Analgesia, minimizando dores e desconfortos do pós operatório;
– Alivio de hematomas após o procedimento;
– Diminuição  da probabilidade de aparecer seromas e fibroses no corpo.

 

 

 

Gostou das dicas? Caso vá realizar qualquer cirurgia não deixe de buscar informações a respeito da drenagem linfática e orientação de um profissional capacitado.

Saliza Serodio

Saliza Serodio

Saliza Serodio, 30 anos, formada e atuante na área da estética e imagem pessoal no mercado de Juiz de Fora há quase 10 anos. Proprietária da clínica Corpo S/A, busca desenvolver um trabalho que auxilie no desenvolvimento de melhorias na saúde e bem estar, entendo que esses pontos impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia