Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Marketing de Conteúdo: o que é e como contribui para a percepção da sua marca

O Marketing de Conteúdo consiste em engajar o seu público alvo e quem te acompanha e crescer a sua rede de clientes potenciais por meio da criação de conteúdo específico, relevante e de qualidade.

Por Arthur Barone

18/05/2022 às 14h26 - Atualizada 19/05/2022 às 11h16

O Marketing Digital deixou de ser uma tendência no mercado e já é um investimento necessário para o sucesso, posicionamento e relevância das empresas no contexto atual. No entanto, estar na internet não significa estar bem posicionado ou ter uma relevância/autoridade no seu segmento, isso porque é preciso adotar estratégias de posicionamento para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência. O Marketing de conteúdo é uma dessas estratégias.

O que é Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo consiste em engajar o seu público alvo e quem te acompanha e crescer a sua rede de clientes potenciais por meio da criação de conteúdo específico, relevante e de qualidade.

Atualmente o público tem total poder e autonomia para escolher o que vai assistir, não é mais como quando éramos obrigados a assistir alguns comerciais na TV, independente de serem interessantes ou não. Hoje o público é quem decide quem seguir, quem acompanhar, quem compartilhar, e quem difamar também.

Partindo desse princípio, podemos deduzir que quem nos acompanha, de fato, são pessoas que têm interesse no conteúdo que vamos produzir, independente do segmento. Ou seja, o segredo aqui não é vender, vender e vender, e sim produzir um conteúdo útil para o seu público e que vá, de fato, trazer algum benefício para quem consome o seu conteúdo. Seja resolver um problema, tirar uma dúvida, ou até mesmo oferecer algum material no final de um conteúdo explicativo, a venda é uma consequência desse processo.

Esse conteúdo não só é útil para quem consome, mas passa a mensagem certa ao público no momento em que seja mais conveniente! Dessa forma, um bom conteúdo surpreende e supera as expectativas do público, e ele passa a compartilhá-lo com outras pessoas.

No fim desse processo, quem consumiu o seu conteúdo de forma como esperada, passa a ter uma visão positiva sobre a sua marca, e as pessoas são mais propensas a fazer negócio com quem já conhecem e possuem uma boa experiência.do que com marcas novas e desconhecidas.

Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo

Antes de colocar a mão na massa e colocar uma campanha no ar, existem algumas informações importantes a serem reunidas e estudadas.

Planejamento

Assim como todas as etapas de qualquer projeto, é preciso ter um planejamento prévio. Já falamos sobre a importância do Planejamento de Conteúdo e a sua influência no setor de Marketing, mas além disso também é necessário eleger pessoas que sejam responsáveis pelas tarefas de produção, design, edição, agendamento, e outras. Essas decisões podem ser tomadas com base nas metas estabelecidas para o setor. 

Elaboração da Persona

Antes de, de fato, produzir os conteúdos, é preciso elaborar ou relembrar as personas da sua empresa. Nós também já falamos sobre a diferença de uma persona para um público alvo, e como elaborar as personas para as suas estratégias de marketing.

O conteúdo continua após o anúncio

Ter uma persona definida é algo importante para uma boa Estratégia de Marketing de conteúdo porque na hora de produzir é possível identificar qual o melhor formato para produzir (reels, vídeos mais longos, post com legenda mais extensa, um carrossel), que tipo abordagem deve ser feita (um conteúdo mais informativo, ou mais aprofundado), e até mesmo quais plataformas devem ser utilizadas (apenas uma ou a associação de algumas).

Criação do conteúdo

Agora sim é hora de colocar a mão na massa. Tendo o planejamento de postagem, os responsáveis por cada tarefa, a persona foco, os formatos adotados, as plataformas que serão utilizadas e o tipo de abordagem, agora sim é hora de produzir!

Lembre-se: opte por uma identidade visual que remeta à sua marca e à sua empresa. Priorize um design que facilite a legibilidade e valorize o conteúdo que você está produzindo!

Distribuição

Depois de criar o conteúdo é preciso agendá-los e veiculá-los nos canais que foram estabelecidos no planejamento e que sejam capazes de atingir a persona que se deseja, seja nas redes sociais ou em meios offline.

Análise de resultados

Para ter certeza de que as ações estão dando certo, é preciso ter indicadores que controlem os resultados referentes ao tráfego, engajamento nas redes, visualizações, SEO, e outros.

O setor de Marketing de uma empresa tem como objetivo trazer resultados positivos, e eles podem ser alcançados mais facilmente através do Marketing de conteúdo. Ele pode ser aplicado dentro das redes sociais da empresa, internamente, e mais comumente em uma campanha de Inbound Marketing.

Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo é capaz de aumentar o tráfego do seu site, aumentar o engajamento e o valor percebido na marca, impulsiona a geração de leads e, como dissemos, gera vendas e diminui o custo da aquisição de clientes.

De acordo com dados da Content Trends, a maior pesquisa sobre Marketing de Conteúdo do país, em 2018, 73% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia na sua estratégia de aquisição de clientes e 61,8% das que ainda não utilizam pretendem adotá-la em breve.

Grupo Larch

Grupo Larch

Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia