Marketing Institucional: O porquê investir nessa estratégia

O Social Commerce é uma prática inovadora une o poder das redes sociais com o e-commerce, permitindo que os consumidores descubram, avaliem e adquiram produtos diretamente nas plataformas que mais utilizam.

Por Jomara Costa

O Social Commerce representa uma das maiores transformações do mercado digital nos últimos anos. Essa prática inovadora une o poder das redes sociais com o e-commerce, permitindo que os consumidores descubram, avaliem e adquiram produtos diretamente nas plataformas que mais utilizam. 

Não é surpresa para ninguém do alto e rápido crescimento das utilizações das redes sociais e dos ecommerces, principalmente por causa da pandemia.Com o aumento de usuários e alcance das redes sociais, somado à mudança de comportamento do consumidor nos últimos anos e ao desenvolvimento e avanço das ferramentas nas redes sociais. O Social Commerce vem como uma forma de impulsionar a visibilidade das marcas, evoluir na experiência do cliente e aumentar as vendas.

Mas, o que é social commerce?

O termo “Social Commerce” surgiu da junção das palavras “social” e “commerce”, evidenciando a integração entre as relações sociais e as transações comerciais. Com o advento das redes sociais, crescimento massivo dos usuários de plataformas como Facebook, Instagram, TikTok e Pinterest, as empresas perceberam o potencial de transformar essas comunidades virtuais em verdadeiros marketplaces.

Ele funciona ao permitir que o usuário compre produtos ou serviços diretamente de uma postagem ou anúncio de rede social. Podendo ser feito através de botões de “comprar agora” incorporados em postagens ou pelas lojas virtuais criadas dentro de plataformas, como o Facebook Shop ou o Instagram Shopping.

 

Por que adotar o Social Commerce?

A adoção do Social Commerce traz uma série de benefícios tanto para as empresas quanto para os consumidores:

  • Conforto e praticidade: A possibilidade de comprar diretamente nas redes sociais torna a jornada de compra mais conveniente e personalizada para o usuário.
  • Fortalecimento do relacionamento com o cliente/usuário: As interações nas redes sociais permitem que as empresas construam relacionamentos mais diretos e de forma mais pessoal com seus clientes, respondendo a dúvidas e colhendo feedbacks.
  • Aumento da visibilidade e autoridade da marca: Ao estar presente nas redes sociais, as empresas aumentam sua visibilidade e alcançam um público mais amplo.

 

É sempre importante lembrar que a melhor forma de saber como utilizar as ferramentas de relacionamento e compra é através do entendimento e compreensão da sua persona. Mas nem tudo são mil maravilhas, toda ferramenta e modelo de vendas também apresentará alguns desafios: 

  • O mundo está no digital, e portanto a competição é mais intensa. O que obriga as marcas a se destacarem para chamar a atenção e assumir sua posição.
  • Estar só no Instagram ou só no Facebook é suficiente? Se o seu público está presente de forma ativa em mais de uma rede social é importante analisar a conversão de cada ferramenta, e às vezes será necessário um esforço extra para a gestão de múltiplas plataformas.
  • Mesmo se tratando de rede social, estar atento às métricas e análises de dados é fundamental para entender a conversão e viabilidade das campanhas em cada canal, tomando decisões baseadas em fatos.

Mais que uma tendência 

Com o avanço da tecnologia e do alcance desse formato, novas funcionalidades e ferramentas estão sendo desenvolvidas para tornar a experiência de compra ainda mais personalizada e interativa. Além disso, a crescente importância das redes sociais na vida das pessoas impulsiona ainda mais o crescimento desse mercado.

O Social Commerce representa uma oportunidade única para as empresas que desejam alcançar seus clientes direto nas redes onde eles estão e impulsionar suas vendas. Ao entender os benefícios e desafios dessa estratégia, as empresas podem desenvolver campanhas mais eficazes e construir relacionamentos duradouros com seus consumidores, se posicionando melhor como marca-desejo, ampliando seu alcance e atraindo mais consumidores.

 

JOJO

 

Grupo Larch

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Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

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