Que pasa!?

Por Leandro Mazzini

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, deu um aperto no presidente Lula da Silva, e foi contundente na fala, diz quem presenciou a cena semana passada na Cúpula do Mercosul em Buenos Aires. Ele cobrou Lula respostas sobre a suposta espionagem da Agência Brasileira de Inteligência contra membros do seu governo, diretores da Usina Binacional de Itaipu. A sós, após o evento, Peña lembrou a Lula que as relações bilaterais não podem deixar de prescindir da confiança mútua. Nas entrelinhas, o paraguaio – que retirou seu embaixador de Brasília – deixou claro que Brasil e Paraguai devem seguir em tratativas abertas e transparentes com o novo Tratado de Itaipu. O presidente Peña subiu o tom depois que Mauro Vieira ignorou os apelos do país. Por aqui, o Governo aponta que a suposta espionagem começou na gestão de Jair Bolsonaro, porém os paraguaios suspeitam de que continuou na Era Lula III.

Bahia refém!

A Bahia está refém do crime. Casos de violência de facções e da Polícia explodem, diante de uma PM mal paga e insatisfeita. O tráfico está dominando principalmente cidades turísticas do litoral Sul. Há dias um turista morreu baleado em falsa blitz a caminho de Porto Seguro. Na região, foi metralhado carro de diretor de presídio e é praxe ver estradas bloqueadas em protestos por pessoas desaparecidas.

Soou o berrante

A turma do agro do Mato Grosso entrou na ofensiva contra o senador Wellington Fagundes (PL-MT) por ciumeira. Um grupo foi de mala e cuia encontrar no Rio o ex-presidente Jair Bolsonaro, que os recebeu. A turma voltou feliz para Cuiabá. No mesmo dia, Bolsonaro chamou para café o senador, que estava no Rio, e garantiu que ele, líder nas pesquisas, será seu candidato ao Governo – contrariando parte da bancada viajante.

Auxílio$-moradia$

O Conselho Nacional de Justiça barrou o pagamento de auxílio-moradia a juízes substitutos, com o entendimento de que a ausência de titularização dos magistrados inviabiliza o recebimento. O colegiado seguiu voto do relator, conselheiro Ulisses Rabaneda – para quem a revogação do benefício não afronta, claro, o devido processo legal. Uma falta de bom senso dos togados que não precisava parar no CNJ.

10 07 2025

Hermanos…

Diplomatas argentinos que trabalharam nas agendas do Mercosul também reconhecem que o Brasil decidiu se afastar do governo de Javier Milei da Argentina, por meio do assessor especial de Lula da Silva, Celso Amorim, e do chanceler Mauro Vieira. Milei, no início da sua gestão, indicou como chanceler Gerardo Werthein, e a turma daqui, digamos, não lida bem com ele…

Brasília decolou

Atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil aparece como 2º País no ranking internacional dos 100 aeroportos mais bem avaliados do mundo, segundo levantamento da AirHelp Score. O Aeroporto Internacional de Brasília aparece entre os 10 melhores do mundo, ocupando a 4ª posição. Em 1º lugar está o Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul, seguido pelo de Hamad, no Catar, e o Rei Khaled, na Arábia Saudita.

Leandro Mazzini

Leandro Mazzini

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também