Câmara da Mulher Empreendedora assume papel estratégico de instância representativa do empreendedorismo feminino em Juiz de Fora

Entidade foca atuação em articular grupos, amplificar vozes e levar demandas das empresárias aos espaços de decisão

Por Só Delas

LAR 2015
Diretoria da CME-JF 2026 reúne um time plural de mulheres que se colocam a serviço do fortalecimento do empreendedorismo feminino na nossa cidade

A Câmara da Mulher Empreendedora (CME-JF) inicia 2026 consolidando sua trajetória como instância articuladora e representativa do ecossistema de empreendedorismo feminino em Juiz de Fora. Vinculada à Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACE-JF), uma das entidades mais tradicionais e respeitadas da cidade, a Câmara foca sua atuação em um papel estratégico decisivo: o poder de representatividade institucional junto ao poder público, instituições e entidades da sociedade.

Desde sua criação, a CME-JF tem se destacado como importante canal de apoio às mulheres empresárias. Para este ano, a diretoria traça uma agenda ainda mais desafiadora: criar canais de diálogo entre diferentes iniciativas de empreendedorismo feminino e estabelecer pautas comuns que beneficiem todas as empresárias da cidade, independentemente do grupo ao qual pertençam.

A agenda de 2026 vai além do calendário tradicional de eventos: está focada em gerar impacto real por meio de representatividade política, visibilidade midiática e projetos estruturados para ampliar a participação ativa das mulheres no desenvolvimento econômico local. Entre as ações previstas estão grandes eventos de impacto, iniciativas solidárias, apoio a projetos que reconhecem o protagonismo feminino e a articulação por políticas públicas voltadas ao fortalecimento das mulheres.

Como uma entidade que já ganhou destaque no ecossistema local, a CME-JF se reafirma em 2026 como catalisadora de oportunidades, conexão e desenvolvimento para mulheres à frente de negócios nos setores de comércio e serviços.

Diretoria 2026

LAR 1951
Presidente Denise Rezende é psicóloga, consultora de estratégia empresarial com 20 anos de experiência como gestora da Toyota

Sob a liderança da presidente Denise Maria Moraes Rezende, consultora de negócios com sólida bagagem em gestão empresarial e desenvolvimento de equipes, a CME-JF une propósito e estratégia para impulsionar resultados concretos. Denise traz um olhar que combina experiência, credibilidade e sensibilidade para os desafios específicos enfrentados pelas mulheres no mundo dos negócios.

Ao seu lado, uma diretoria plural cada integrante responsável por áreas cruciais para o crescimento sustentável das associadas:

LAR 2006
Vice-presidente Paula Assumpção, advogada fundadora do escritório Assumpção advocacia especializado em aposentadorias. Professora universitária, palestrante e colunista de rádio

Vice-presidente – Paula Assumpção articula a atuação executiva da Câmara e desempenha papel central na coordenação das ações estratégicas e na implementação das diretrizes aprovadas pela diretoria.

LAR 1974
Secretária Executiva Soraia Diogo é Bacharel em Direito, Gestora e consultora da Mastermind Treinamentos de Alta Performance

Diretora Executiva – Soraia Diogo: garante a organização dos registros formais, pautas e atas das reuniões, além de atuar como ponto de contato da CME-JF com associadas e parceiros.

LAR 1995
Diretora Financeira Jéssica Bonin é consultora comercial com MBA Executivo em Gestão Comercial, Marketing e Vendas

Diretora Financeira – Jéssica Bonin: administra os recursos, presta contas e estrutura as finanças do grupo, com foco no acompanhamento dos valores arrecadados e aplicados em projetos de apoio às empreendedoras.

Design sem nome
Diretora Jurídica Larissa Rodrigues advogada e empresária especialista em Direito Empresarial, sócia-fundadora da Rodrigues e Abreu

Diretora Jurídica – Larissa Rodrigues: atua no levantamento e organização das informações financeiras e jurídicas, fundamentais para transparência, conformidade e planejamento estratégico.

LAR 1939
Diretora de Marketing Carolina Limma é jornalista, assessora de imprensa e empreendedora. Tem Mestrado em Comunicação pela UFJF, é palestrante e fundadora do Só Delas, grupo que impulsiona o empreendedorismo feminino em Juiz de Fora

Diretoras de Marketing – Carolina Limma e Rita Ferreira: respondem pela comunicação estratégica da CME-JF, garantindo que atividades, eventos e oportunidades da Câmara tenham ampla visibilidade e engajem tanto as associadas quanto o público externo.

LAR 1926
Diretora de Marketing Rita Ferreira é empresária com formação em social media estrategista e gestora de tráfego. É consultora, palestrante e líder do grupo de empreendedorismo Só Delas
LAR 1946
Diretora de Eventos Camilla Villas é consultora e produtora de moda, pós-graduada em mercado de moda e especialista em análise de coloração pessoal. Diretora da Cooperativa Empreendedora

Diretora de Eventos – Camilla Villas: coordena a realização de eventos com foco em conexão e trocas que gerem valor real para as mulheres empreendedoras.

LAR 1985
Diretora de Relações Institucionais Eliane Matta Corretora de Imóveis, advogada e sócia da Oliveira Matta. Diretora do Creci/MG e Sindicomércio

Diretora de Relações Institucionais – Eliane Matta: cultiva parcerias estratégicas e fortalece a presença da CME-JF na esfera pública, consolidando vínculos com organizações sociais, entidades e lideranças regionais em prol de políticas e ações integradas que beneficiem mulheres no mercado de trabalho.

Retrospectiva e perspectivas

Em 2025, a CME-JF já havia protagonizado momentos marcantes, como a recepção da empresária Luiza Helena Trajano em um encontro que reforçou a importância da liderança feminina e da construção de redes colaborativas.

Agora, em 2026 busca posicionar-se como a instância representativa oficial do empreendedorismo feminino em Juiz de Fora. Vinculada à ACE-JF, a Câmara opera em um nível estratégico diferenciado: articula as diversas iniciativas de mulheres empreendedoras, amplifica suas vozes e leva suas demandas coletivas aos espaços onde decisões estruturantes para o ambiente de negócios são tomadas: poder público, instituições e entidades da sociedade. É um ecossistema de transformação social e econômica que abre portas institucionais para que mulheres empresárias cresçam com apoio estruturado, clareza de direção e legitimidade representativa. 

Conheça mais em: @cmejuizdefora

É a Vez Delas

É a Vez Delas

Fundado há 3 anos, o grupo de Empreendedorismo Feminino Só Delas é liderado por Carolina Limma e Rita Ferreira e se dedica a fortalecer, apoiar e incentivar parcerias e networking de qualidade entre mulheres empreendedoras em Juiz de Fora e região. Carolina Limma, jornalista com 20 anos de experiência, atua há 5 anos como empreendedora na área de marketing digital. Ela é Mentora de Posicionamento e oferece mentorias, consultorias, palestras e gestão de marcas femininas no ambiente digital. Rita Ferreira tem 35 anos de experiência em vendas e se especializou em marketing digital e tráfego pago. Sua agência, que atua há 7 anos no mercado, foca em ajudar pequenas e médias empresas a fortalecerem seu posicionamento nas redes sociais, tendo atendido mais de 70 clientes no Brasil e em Portugal.Instagram: @sodelasjf Facebook: @So Delas

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também