Estratégias para diminuir a celulite

Por Monise Glatzl

Muito se fala sobre a celulite, aquela gordurinha com furinhos que aparece geralmente nas coxas, bumbuns e quadris dando um aspecto à pele de casca de laranja. A celulite é uma preocupação muito comum entre as mulheres que tentam inúmeros procedimentos, na maioria das vezes estéticos, para dar fim a essa camada de gordura.

Primeiramente vamos falar que muito mais que incômoda esteticamente, a celulite é uma inflamação causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas na pele que, dependendo do grau, pode causar inchaço e comprometimento da circulação sanguínea, além de outros fatores como baixa auto estima.

Os procedimentos estéticos que prometem eliminar a celulite são geralmente caros, e desproporcionais aos resultados possíveis visando que tem pouca ou nenhuma comprovação científica. Isso já leva ao quadro de mais insatisfação e frustração das mulheres que querem resultados rápidos e com pouco ou sem nenhum esforço.

Vamos entender então quais os principais fatores que causam a celulite? Hereditariedade, problemas circulatórios, alterações hormonais estão dentre os fatores genéticos. Já o uso de anticoncepcional, má alimentação, excesso de açúcar e carboidratos, sedentarismo, tabagismo, tensão emocional estão entre os fatores externos e que podemos controlar de uma melhor maneira.

Percebe-se então que um estilo de vida que não seja saudável, afeta diretamente no quadro de gordura localizada principalmente nas partes onde as mulheres tendem a acumular mais tecido adiposo: nádegas, quadris, coxas e braço? Com essa informação chegamos a conclusão que apenas procedimentos estéticos esporádicos não muda ou não resolve o quadro inflamatório, precisando então de adotarmos outras medidas.

O que é ideal então para prevenir, diminuir e eliminar as tão temidas celulites? Simples, fácil, básico e vai te entregar muito mais que apenas a eliminação desses furinhos : precisamos adotar um ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL!

Procurar um nutricionista para te auxiliar em uma alimentação balanceada, rica em alimentos anti-inflamatórios e ideais para que você consiga desinflamar e melhorar seu fluxo linfático é uma das estratégias que com certeza vai dar certo. Outro ponto crucial é aumentar a ingestão de água para melhorar o fluxo sanguíneo e linfático. Dormir bem e modular o stress, também irão te ajudar, pois durante o sono ajustamos diversos hormônios que auxiliam no controle do peso corporal. Por último e não menos importante, MOVIMENTE-SE! Procure um educador físico Para ajustar seu treinamento de forma adequada com os melhores exercícios para que você consiga eliminar as gorduras e tudo aquilo que te incomoda.

Dessa forma você vai eliminar suas celulites, recuperar sua autoestima, ficar mais disposta para suas tarefas, diminuir o risco de doenças crônicas como obesidade, hipertensão e diabetes, diminuir seu stress, aumentar sua expectativa de vida e ser mais feliz!

 

Monise Glatzl

Monise Glatzl

A professora Monise Glatzl é formada em Educação Física pela UFJF e pós-graduada em atividade física em saúde e reabilitação cardíaca. Atua na área há mais de 10 anos sempre prezando pelo desenvolvimento do bem-estar físico e, consequentemente psíquico - emocional das pessoas. Acredita no exercício físico como um dos maiores remédios para a humanidade! CEO do Glatzl Eletrofitness, atualmente é responsável pela área administrativa e treinamento de equipes, sempre prezando pelo melhor atendimento, satisfação e resultado do cliente! Também é sócia técnico administrativa do EVEXIA Centro de Treinamento, busca sempre o desenvolvimento personalizado e humanizado através de exercícios físicos entregando o que há de mais importante para as pessoas: melhorar a sua própria vida através da saúde!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também