
Receitas saborosas
A culinarista Jane Loures intensificou as postagens em seu canal no YouTube, com mais de um milhão de inscritos. Desde de 2012, a juiz-forana publica três vídeos por semana com receitas rápidas e criativas.
Antologia feminina
Foram prorrogadas até o dia 30 as inscrições para participação na antologia “Dona de mim”, da Editora Paratexto. Com prefácio da Miss Brasil Júlia Horta, a coletânea reunirá contos que abordam o universo feminino, como sororidade, feminismo e empoderamento. Inscrição no site www.editoraparatexto.com.br.
Literatura de luto
A morte do juiz-forano Rubem Fonseca (94 anos), mestre da literatura brasileira contemporânea, mereceu do amigo (e leitor voraz) Jorge Sanglard o tom de pesar e de saudade: “como poucos escritores, Rubem Fonseca era um craque na descrição da cidade do Rio de Janeiro, onde criava toda a ambientação de seus contos e romances. O legado literário de Rubem Fonseca poderá ser dimensionado com o tempo como talvez o único a se aproximar do legado deixado por Machado de Assis.” Formado em Direito pela UFRJ e autor dos romances “Feliz Ano Novo” e “Agosto”, o cronista trabalhou como policial nos anos 1950 e estreou na literatura na década seguinte, acompanhando uma renovação nacional, aliado à sua experiência com o cotidiano das ruas e do crime.
Festival beneficente
A TV Globo e os canais Multishow e Globoplay vão transmitir o festival de música beneficente “One World: Together At Home”, neste sábado, a partir das 16h. Liderado por Lady Gaga e com as participações de Paul McCartney, Elton John e Alanis Morissette, o evento pretende arrecadar dinheiro para profissionais de saúde que estão no combate ao coronavírus.
Perguntinha
Pinçado do território livre da Internet: “por que a gasolina em todos os postos em Juiz de Fora está exatamente a R$ 4,49?”
Antenado
Não é de hoje que moradores da Avenida Rio Branco e do São Mateus reclamam do alarme de uma rede de ‘fast food’, que dispara quase todas as noites. Segundo eles, “vários contatos e nenhuma providência. A PM informou que a empresa responsável pela segurança é do Rio Grande do Sul e não tem suporte na cidade”.
Sem limite
E a ‘live” do sertanejo Gusttavo Lima continua rendendo. Depois de faturar mais de R$ 1,5 milhão em patrocínios e estourar no Youtube com milhões de visualizações, agora o Conar – órgão de regulamentação publicitária – questiona a bebedeira do cantor durante a transmissão do show ‘on-line’.
Registro
De luto o rádio e a televisão de Minas – em especial de Juiz de Fora – com o falecimento de Waltencyr da Costa Mattos (84 anos), sepultado, ontem, no Parque da Saudade. Ele iniciou sua carreira em 1956, como ator na Rádio Industrial, integrando um elenco liderado por Natálio Luz. Teve participação em dezenas de novelas, mas ganhou projeção a partir de 1960, quando se transferiu para Belo Horizonte, tornando-se o principal nome do teleteatro da TV Itacolomi.
No mesmo ano em que estreou na capital, Waltencyr foi eleito, por um júri organizado pelo jornal “Binômio”, como o melhor teleator, o que lhe valeu o Troféu Ary Barroso, entregue pelo próprio autor de “Aquarela do Brasil”. Nos cinco anos seguintes acumulou a mesma premiação.A atriz Lady Francisco, que morreu no ano passado, considerava Waltencyr uma das melhores pessoas que conheceu.
Waltencyr Mattos participou de grandes eventos, como “Caminhos da Glória”, a história de Juiz de Fora radiofonizada, com duração de cinco horas e criação de Raimundo de Oliveira. Também esteve presente em mega espetáculos como “Aquarela do Brasil” e o célebre “Cristo total”, produzido por Wilson Beraldo, José Carlos de Lery Guimarães e irmã Benedita lldefeld, com narração de Wilson Cid.
Quando retornou a Juiz de Fora, em 1966, passou atuar no mercado publicitário, criando mais tarde a agência WMP, que assinou a vitoriosa campanha de Agostinho Pestana para a Prefeitura em 1970. A partir daí inseriu sua criatividade em inúmeros lançamentos imobiliários.
Muito abalado com a morte do amigo, Wilson Cid lembrava, ontem, que “a discrição em tudo sempre foi o seu perfil”. A coluna se associa às manifestações de pesar à viúva Martha de Campos Mattos e aos filhos Luciana, Marco Aurélio, Paulo Henrique e Leonardo.

Toque
“A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente”
Rubem Fonseca
Voo Livre
Quem conversa hoje, às 19h, com alunos de educação física da Estácio é a ex-levantadora Fofão, maior medalhista olímpica do vôlei feminino brasileiro. Vai abordar as particularidades do esporte coletivo.
O assistente social José Anísio (Pítico) Silva comemora 34 anos de serviço público, com foco na população idosa.
Aniversariando, José Ronaldo Teixeira da Silva, Shérida Cunha Mansur, Cristianne Resende, a promotora Ana Léia Salomão e Ribeiro, Marcos Cadinelli e Fred Belcavello.
A Paróquia São José está produzindo sabonetes para comunidades carentes. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Fundação Amor (3218-4001).
Coronarvírus – Cuide-se. Previna-se.