Dieta CetogĂȘnica ajuda no combate a doenças e no processo de emagrecimento

Por Alice Amaral

Método mostra-se eficaz no tratamento de Alzheimer, Parkinson, doenças autoimunes e diabetes

 

Desenvolvida na dĂ©cada de 20 para o tratamento de epilepsia resistente a vĂĄrios medicamentos, a Dieta CetogĂȘnica tem se mostrado uma opção interessante no tratamento do cĂąncer.

 

No organismo, a dieta funciona da seguinte maneira: as cĂ©lulas do nosso corpo sĂŁo “flex”, ou seja, se nutrem da energia produzida pela glicose e pelos corpos cetĂŽnicos. A glicose, que Ă© a principal fonte de energia, Ă© proveniente dos carboidratos. Na ausĂȘncia destes carboidratos, o fĂ­gado produz corpos cetĂŽnicos provenientes da gordura. DaĂ­ o nome Dieta CetogĂȘnica ou Dieta CetĂŽnica.

 

Quando o nosso organismo estĂĄ em estado cetogĂȘnico, utilizamos a gordura proveniente dos alimentos ou as armazenadas no corpo como fonte de energia. JĂĄ as cĂ©lulas cancerĂ­genas nĂŁo conseguem usar corpos cetĂŽnicos como fonte de energia. O cĂąncer se alimenta principalmente de glicose e, na sua ausĂȘncia, nĂŁo sobrevive.

 

Tendo como base a ingestĂŁo do coco, a dieta consiste numa drĂĄstica redução de carboidratos, moderada de proteĂ­nas e alta de gorduras. Na ausĂȘncia do carboidrato o organismo começa a usar gordura como combustĂ­vel para a produção de energia.

 

AlĂ©m do cĂąncer, a dieta cetogĂȘnica mostra-se muito eficaz no tratamento de Alzheimer, Parkinson, doenças autoimunes, ELA, diabetes tipo 2 e sĂ­ndrome dos ovĂĄrios policĂ­sticos. Melhora tanto o desempenho cerebral quanto o  fĂ­sico em atletas, e Ă© forte aliada nos tratamentos de emagrecimento.

Alice Amaral

Alice Amaral

MĂ©dica - TĂ­tulo de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - TĂ­tulo de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - TĂ­tulo de Medicina FĂ­sica e Reabilitação - RQE 44090

A Tribuna de Minas nĂŁo se responsabiliza por este conteĂșdo e pelas informaçÔes sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentĂĄrios nĂŁo representam a opiniĂŁo do jornal; a responsabilidade pelo seu conteĂșdo Ă© exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injĂșrias e agressĂ”es a terceiros. Mensagens de conteĂșdo homofĂłbico, racista, xenofĂłbico e que propaguem discursos de Ăłdio e/ou informaçÔes falsas tambĂ©m nĂŁo serĂŁo toleradas. A infração reiterada da polĂ­tica de comunicação da Tribuna levarĂĄ Ă  exclusĂŁo permanente do responsĂĄvel pelos comentĂĄrios.



Leia também