Pitaya

Por Alice Amaral

Design sem nome 2

 

A pitaya é também conhecida como fruta do dragão devido ao seu aspecto escamoso que lembra a pele de um dragão. Ela é uma fruta exótica, atraente, de sabor levemente adocicado, saborosa e muito rica em nutrientes e traz vários benefícios à nossa saúde. Rica em vitaminas, principalmente a vitamina C, e também a vitamina A, B1, B2, B3, vitamina E, tem minerais como magnésio, ferro, cálcio, fósforo. É uma boa fonte de polifenóis e de antocianinas, substâncias antioxidantes que protegem o organismo contra a ação dos radicais livres. E contém prebióticos que ajudam na manutenção da nossa microbiota intestinal (antigamente era chamada de flora intestinal), que são os micro-organismos que vivem no trato digestivo e atuam na absorção de nutrientes, na produção de vitaminas e no fortalecimento do nosso sistema imunológico.

Existem basicamente três tipos de pitaya. A pitaya branca, que tem casca rosa e por dentro é branca e com sementes pretas, de sabor mais suave, é a mais comum no Brasil. A pitaya vermelha que é rosa por dentro e por fora e também é fácil de ser encontrada no Brasil. E a pitaya amarela que tem uma casca amarela, e é branca por dentro. É a mais doce e difícil de se encontrar. Embora os nutrientes sejam relativamente parecidos vale ressaltar que a pitaya branca e amarela são ricas em flavonoides, poderosos antioxidantes e com ação anti-inflamatória. Já a vermelha é fonte de licopeno, pigmento que dá a coloração da fruta e tem ação contra os radicais livres, reduzindo o risco de doenças crônicas.

Os benefícios da pitaya são inúmeros. Ela ajuda na prevenção e controle de doenças crônicas, diminui a glicose, ajudando na prevenção e controle do diabetes; diminui a incidência de problemas renais, hipertensão arterial e o colesterol LDL diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares. Combate anemia, melhora digestão, fortalece o sistema imunológico, ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, principalmente o de cólon, aumenta a imunidade, melhora o funcionamento do intestino, fortalece os ossos, diminuindo o risco de osteoporose, previne o envelhecimento precoce, ajuda na saúde da pele, das unhas e até dos cabelos.

A pitaya tem uma ação termogênica, que acelera o metabolismo. Possui poucas calorias, em média cinquenta calorias pra cada cem gramas de fruta. É rica em fibras, o que ajuda no trânsito intestinal, aumenta a sensação de saciedade, diminui o apetite, combate a compulsão alimentar e ajuda no processo de emagrecimento.

O recomendado é cerca de duzentos gramas diariamente, ou seja, uma fruta pequena, pois o excesso pode causar diarreia. Pode ser consumida fresca ou seca, in natura, pura, com saladas, em drinques e a casca pode ser usada pra fazer chás. Ela tem sido usada também em cremes pro rosto e shampoos (diminuiu a oleosidade dos cabelos e ajuda no combate a caspa).

A pitaya não é uma fruta barata, então temos que ter alguns cuidados na hora de comprar. Depois que a fruta é retirada do pé ela não amadurece mais então, na hora de comprar observe, se a casca estiver esverdeada a fruta ela ainda não está madura, veja também se a casca está dura e sem rachaduras ou manchas.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também