Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

5 lugares imperdíveis para conhecer em Curitiba

A capital paranaense reúne atrativos naturais, culturais e gastronômicos para um roteiro em família, a dois ou entre amigos.


Por Celso Martins Santos

26/05/2022 às 15h30- Atualizada 27/05/2022 às 01h08

A capital paranaense reúne atrativos naturais, culturais e gastronômicos para um roteiro em família, a dois ou entre amigos.

Curitiba é uma cidade arborizada, conhecida por seu clima frio, os mais de 30 parques, qualidade de vida elevada e boas opções de roteiros gastronômicos. Seja para um final de semana ou roteiro de férias, a capital paranaense conta com diversos atrativos e lugares que são parada obrigatória para qualquer tipo de turista.

A seguir, listamos cinco pontos turísticos que merecem uma visita em Curitiba:

Jardim Botânico

Principal cartão-postal local, o Jardim Botânico foi inaugurado em 1991 e teve inspiração nos jardins franceses. O espaço se destaca pelas flores que colorem todo o caminho até a estufa onde são cultivadas diversas espécies botânicas consideradas referência nacional.

Completam a estrutura: uma fonte de água e o jardim das sensações, formado por uma trilha onde o visitante percorre, de olhos vendados, 200 metros por entre plantas e flores nativas.

Ópera de Arame

Outro ponto icônico de Curitiba, a Ópera de Arame fica dentro do Parque das Pedreiras e foi inaugurado em 1992. O lugar chama a atenção por sua estrutura tubular com teto transparente, formando um cenário único com os lagos, jardins e cascatas dos arredores.

Quem visita o atrativo pode ainda apreciar todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico.

O conteúdo continua após o anúncio

Museu Oscar Niemeyer

Com 35 mil metros quadrados e área construída e mais de 17 mil de área expositiva, o MON, ou Museu do Olho, é considerado um dos maiores museus da América Latina. O formato do anexo chama a atenção de fora, mas quem acessa o espaço pode se surpreender com as mais de 2.200 obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente que integram o acervo. São obras de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design.

Estádio Couto Pereira

Maior estádio do Paraná, o Couto Pereira é parada obrigatória para os amantes do futebol. Inaugurado em 1932, tem capacidade para mais de 40 mil pessoas e, além dos jogos, realiza tour guiado para visitantes incluindo acesso a áreas normalmente reservadas apenas para jogadores e funcionários.

O estádio pertence ao Coritiba, um dos três grandes times da cidade, que vem, inclusive, investindo no mercado de ativos digitais. O “Coxa”, como é chamado por seus torcedores, está lançando um fan token oficial, o Fan Token Coritiba.

Parque Tanguá

Entre os 30 parques da cidade, o Tanguá chama a atenção por ter uma das melhores vistas do pôr do sol do destino. Vale a pena curtir o fim de tarde no mirante em formato de semicírculo, que foi construído acima de um paredão de pedras, onde antes havia uma pedreira.

O espaço ainda conta com 45 metros de túneis que se estendem pelo interior da pedra e hoje funcionam como uma passarela sobre as águas. E, para quem não dispensa se integrar à natureza, pode observar uma cascata com 65 metros de altura que jorra da parte superior do paredão de rocha, onde está o Jardim Poty Lazzarotto.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia