Posso levar bebidas alcoólicas no avião?
O transporte de bebidas alcoólicas é permitido desde que sejam considerados alguns critérios.
A Resolução nº 515 da ANAC, de 08 de maio de 2019 estabelece os critérios referentes ao transporte de bebidas alcoólicas no avião em voos internacionais.
Além disso, essa resolução também apresenta uma série de critérios importantes para o transporte de líquidos dentro da bagagem de mão.
Isso se deve ao fato de que a segurança nos aeroportos é cada vez mais rígida, com o objetivo de garantir o bem-estar e a integridade de todos os passageiros.
Por isso, é importante ficar atento a algumas regras importantes sobre a bagagem de mão.
Pode levar vinho na bagagem de mão em voos nacionais?
O transporte de bebidas alcoólicas é permitido desde que sejam considerados alguns critérios.
Isso porque pode-se levar até cinco garrafas de vinho, uísque ou cerveja, desde que a bebida não ultrapasse 70% de percentual alcoólico.
Porém, é importante ter em mente que é terminantemente proibido abrir quaisquer garrafas de bebida alcoólica dentro do avião. Então, jamais leve a bebida com a intenção de consumi-la dentro da aeronave.
Considere, ainda, que o peso das bebidas pode fazer com que a sua bagagem de mão passe de 10 kg. Se isso acontecer, a mala deverá ser despachada junto com as demais bagagens, desencadeando um gasto a mais na sua viagem.
Além disso, os líquidos transportados devem passar pela inspeção antes de o embarque acontecer. Esta é mais uma medida de segurança, importante dentro da aviação.
Outro adendo importante é que essas são as regras para os voos nacionais. Ou seja, nos internacionais há outras condições que devem ser levadas em conta.
Posso levar vinho na bagagem de mão no voo internacional?
Nos voos internacionais existem outras regras relacionadas ao transporte de líquidos na bagagem de mão. Não é possível levar qualquer quantidade e o modo como os líquidos são transportados também é diferente.
Não é permitido embarcar com embalagens maiores do que 100 ml. Além disso, o frasco precisa ser transparente para que seja possível reconhecer o que está no interior do recipiente.
Além disso, em muitos casos há um limite de frascos com 100 ml que podem estar presentes na bagagem de mão.
E esse limite inclui, ainda, maquiagem, cremes faciais, corporais, sabonete líquido, desodorante líquido, entre outras possibilidades. Atente-se a isso, caso contrário, na hora do embarque é possível que você tenha que jogar os seus pertences no lixo.
Outros cuidados importantes com a bagagem de mão
Além de considerar os fatores acima com relação à levar garrafa de vidro no avião e bebidas alcoólicas, é importante um adendo: você precisa ficar atento à legislação do país que você está visitando, pois alguns produtos podem ser vendidos no Brasil, mas podem ser vistos como drogas ilícitas em outros países.
Inclusive, já ocorreu situações em que indivíduos foram presos em territórios internacionais por, simplesmente, carregar medicamentos que são vendidos no Brasil, mas que são considerados ilegais lá fora. Lembre-se, esse tipo de situação se enquadra no tráfico internacional de drogas.
Sendo assim, o melhor a se fazer é contatar a companhia aérea em que você irá embarcar para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Nos sites das companhias também é possível encontrar uma lista de itens permitidos e proibidos de acordo com o tipo de viagem.