Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

6 dicas de produtividade para melhorar os estudos

Ser produtivo está diretamente ligado com a otimização do tempo. Confira algumas dicas que vão te ajudar a ter uma rotina mais produtiva e estudar aquilo que realmente importa!

Por Louise Vianello

31/01/2018 às 10h03

Algumas pessoas argumentam que, a única forma de conseguirem realizar suas atividades diárias seria se o dia tivesse mais horas disponíveis. Ser produtivo está diretamente ligado com a otimização do tempo, ou seja, encontrar maneiras de realizar atividades utilizando o seu tempo de forma mais inteligente.

A grande dificuldade, com certeza, é ser capaz de mudar seus hábitos e se adequar a uma realidade completamente diferente, que pode não ser tão confortável quanto a sua rotina anterior. O primeiro passo para esta mudança precisa vir de você, pois, seus resultados serão bem mais satisfatórios, se a motivação da mudança vier de você.

Melhor do que estudar muito é estudar com qualidade. Mas o que isso significa? Confira agora algumas dicas que vão te ajudar a ter uma rotina mais produtiva e estudar aquilo que realmente importa para atingir seus objetivos de vida.

Organize sua rotina

Essa é uma ótima notícia para quem tá acostumado com a rotina. Dedicar uma hora certa para estudar é uma boa forma de começar. Por isso, organize os afazeres no dia em uma lista ou uma planilha e separe a melhor hora do seu dia para estudar.

 

Estude em um ambiente adequado

Não estude deitado na cama ou na frente da televisão. O ambiente de estudo precisa ser bem iluminado e não ter interferências que tirem sua atenção. Além disso, na cama, seu organismo vai compreender que é uma hora de descanso e vai te deixar com sono. Em um ambiente silencioso, você poderá ler em voz alta e até mesmo gravar suas leituras. Estudar com conteúdo multimídia é uma boa forma de fixar o conteúdo.

Clique e encontre a bolsa de estudos ideal pra você

Selecione o conteúdo dos estudos

O conteúdo continua após o anúncio

Para montar o plano, separe os itens que você precisa estudar. Separe o conteúdo por dia da semana, de acordo com a quantidade de horas disponíveis. Por exemplo, se você pode dedicar três horas por dia, estude dois assuntos em cada “aula”, dedicando uma hora e meia para cada assunto. Pegue leve nos fins de semana (mas não deixe de estudar). A dica é diminuir o tempo de estudo e fazer uma revisão do conteúdo estudado na semana.

Leia também “4 APP para te ajudar a estudar melhor.

Esteja bem e confortável

Não deixe de dormir para passar a noite estudando. Alimente-se a cada três horas e realize alguma atividade que te faça bem durante a semana. Se você faz academia, não precisa parar de fazer para começar a estudar. Em vez disso, apenas passe menos tempo malhando. Exercício é fundamental para a cabeça ficar boa. Outra boa dica é alongar-se de tempos em tempos.

Monte um cronograma de estudos

Uma lista faz com que você se organize melhor e não se esqueça de nada que deve ser estudado. Porém, para que esta lista surta efeito é necessário que você identifique quais são as prioridades e mensure a média de tempo que você gastará para cada uma das matérias pautadas. Comece pelos temas que você possui maior facilidade de absorção. Assim você elimina o que pode ser concluído rapidamente e redireciona o tempo que sobrou às matérias que possui maior dificuldade.

Leia também “4 passos para montar um cronograma de estudos”.

Por isso, pare e analise tudo aquilo que você tem hábito. Os bons e os ruins. Tente encaixar na sua rotina os hábitos que vão fazer você ser mais saudável e produtivo. E a dica mais preciosa de todas: continue com esses hábitos, mesmo depois de atingir seu objetivo. Assim, ficará muito mais fácil alcançar os próximos planos.

 



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia