6 melhores plataformas de estudo online para o Enem
Já assistiu a aulas online, estudou por um aplicativo ou buscou a resolução de um exercício na internet? Clique e veja as melhores plataformas de estudos.
Certamente você já assistiu a uma aula online, estudou por um aplicativo de idiomas ou, até mesmo, buscou a resolução daquele exercício que parecia impossível na internet. O próprio governo federal lançou uma plataforma de videoaulas para o Enem.
Muitas dessas experiências foram bastante produtivas, certo?
Diante da agilidade na transmissão de informações na rede, era de se esperar que a internet se tornasse um espaço saudável para o compartilhamento de conhecimento através de plataformas de estudos online.
Esqueça o título de inimiga dos estudos!
Quando aproveitada com responsabilidade, a internet é uma arma poderosa no esclarecimento de dúvidas, aprofundamento em disciplinas e capacitação.
Se você é vestibulando, não deve perder a chance de usar a rede ao seu favor. Para te ajudar, separamos as melhores plataformas de estudo online para o Enem. Confira:
Plataformas pagas
Descomplica
O Descomplica é a maior plataforma de estudos online do Brasil. O site está no ar desde 2011 e tem como foco principal a preparação para o Enem.
Mas há também módulos para vestibulandos de medicina, redação e outros desafios do ensino médio. No primeiro semestre de 2015, a plataforma chegou a registrar 32 milhões de usuários.
Estão disponíveis assinaturas mensais, semestrais e anuais, todas com preços acessíveis.
Os pacotes incluem o Descomplica Regular, com acesso a mais de 27 mil aulas gravadas de todas as disciplinas, uma correção de redação por mês, três monitorias semanais e 20 aulas ao vivo por semana de todas as disciplinas do ensino médio.
A Stoodi é uma das maiores startups de educação a distância. A plataforma oferece mais de 3,6 mil aulas online e 7 mil exercícios divididos por disciplinas, como biologia, inglês, matemática, filosofia, física, química e outras.
Há também os serviços de correção de redação de acordo com os critérios do Enem, planos de estudos, monitorias e resumos. Há pacotes de intensivo Enem, vestibulares e reforços escolares, também a preços acessíveis.
O Me Passa Aí é uma ferramenta paga voltada para o ensino universitário, mas também pode ser muito útil na hora de estudar para o Enem.
São quase 2 mil aulas, em vídeos curtos de até 8 minutos, para facilitar o aprendizado em qualquer lugar! A plataforma ainda confere certificado.
Plataformas gratuitas
O Mande Bem no Enem é uma plataforma totalmente gratuita, que reúne 42 vídeoaulas com caráter transdisciplinar, ou seja, as disciplinas estão interligadas e compartilham conhecimentos.
Você poderá aprender matemática nas aulas de biologia, português nas aulas de ciências da natureza etc. Afinal, é assim que são estruturadas as questões do Enem!
As disciplinas de matemática, geografia, história e ciências estão organizadas em cinco áreas do conhecimento: natureza, números, letras, comunicação e cultura.
O portal ainda oferece testes, plantão de dúvidas e teste vocacional.
O Plano Enem é uma iniciativa do Me Salva para auxiliar os estudantes que irão participar do Enem. De 12 a 18 de setembro, os usuários podem aproveitar, gratuitamente, uma maratona para o Enem.
Cada dia contará com aulas especiais sobre uma determinada área do Enem (Ex.: 13/09 – Matemática e Suas Tecnologias).
Há também simulados no formato do exame, exercícios e sugestão de temas e correção de redações pelos professores
do Me Salva.
Não poderíamos deixar de citar a mais completa das plataformas gratuitas!
A Hora do Enem é uma iniciativa do Ministério da Educação que disponibiliza materiais didáticos, banco de questões e simulados para os candidatos que irão fazer a prova do Enem.
O site oferece simulados bastante similares ao exame. Ao final de cada prova, é possível ter uma análise de seu desempenho, além de um comparativo do que precisa ser melhorado para alcançar sua tão sonhada aprovação.
Mas atenção: a Hora do Enem é representada pela Geekie Games, que oferece um teste de 9 dias para os alunos conhecerem a plataforma como todo.
Após esse período, algumas funcionalidades cobram uma taxa de adesão.
Permanecem gratuitos o boletim de notícias diário com informações sobre o Enem, o programa televisivo, as vídeo resoluções com questões comentadas, as vídeoaulas e os simulados.
A taxa é cobrada para o uso do Plano de Estudos Inteligente e da Análise de Desempenho.
Agora que você já conhece as melhores plataformas de estudo online para o Enem, é hora de dar um gás para o exame! Afinal, falta pouco mais de um mês para a realização do exame!
Confira também nossas dicas sobre como se preparar na reta final do Enem.