Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

5 dicas e truques para escola

Ir bem na escola é algo que só depende do aluno. Exige esforço e disciplina que, se levados a sério, tornam os seus estudos muito mais fáceis. Listamos aqui 5 dicas e truques para se organizar na escola.

Por Caderno Educação

28/02/2018 às 17h53- Atualizada 28/02/2018 às 17h57

A vida de estudante exige bastante dedicação e organização de uma rotina para que você acompanhe o que acontece em sala de aula. Essa é uma fase determinante para a nossa formação pessoal e profissional, e por isso o seu esforço é tão cobrado pelos seus pais e professores.  Para te ajudar, o Caderno do Enem separou 5 dicas e truques para a mandar bem na escola:

1) Defina seus horários de estudos

Logo no início do ano, defina quais horários do dia você irá se dedicar aos estudos. Se a cada dia você estudar um pouco, lá na frente você poderá curtir suas férias tranquilamente. É uma troca digna, concorda? Monte um cronograma, isso irá te ajudar a se organizar e a não deixar acumular conteúdos para a véspera de provas.

Poupe o seu coração de momentos de tensão e desespero. Você irá se sentir melhor.

Leia também: Como se preparar para a volta às aulas

2) Peça ajuda e tire suas dúvidas

Não tenha vergonha de procurar o seu para uma ajuda extra ou pedir a um amigo que entendeu a matéria para te esclarecer algum ponto que ficou em dúvida. Se for o caso, converse com seus pais a possibilidade de contratar um professor particular ou um monitor que posso reforçar os seus estudos em alguma disciplina. Você só tem a ganhar e seu rendimento em sala será ainda melhor.

3) Estude com os seus amigos

Compartilhar dúvidas pode ser ótimo para resolver um problema ou mesmo aprender algo que não ficou claro na aula. Mas junte-se à pessoas que têm o mesmo interesse que o seu: estudar! Não percam o foco para esse encontro não virar “bagunça” e chegar no fim do dia e ninguém resolveu nada.

O conteúdo continua após o anúncio

4) Participe de atividades extracurriculares

Aproveite passeios, gincanas, esportes, campanhas, palestras, feiras e faça novos amigos. Busque outras atividades que te agradam para se divertir um pouco também. Será mais uma experiência que servirá de aprendizado em sua vida, mais histórias para contar e rir no futuro. Porém, saiba equilibrar esses momentos com a sua rotina de estudos.

5) Confie em você

Não é porque você sempre mandou mal ou foi o bagunceiro da turma que está tudo perdido ou não tenha uma solução. Acredite em seu potencial e comece uma nova fase. É normal criarmos bloqueios com aquilo que temos mais dificuldades “ Isso não é para mim”, “Eu nunca vou entender”. Deixa dessa e prove a si mesmo que você é capaz, esse é o truque.

Com um pouco mais de esforço e dedicação você aprende o que quiser.

Confira também outras matérias com dicas ligadas ao tema:

7 motivos para voltar a estudar com ânimo depois das férias

6 dicas de produtividade para melhorar os estudos

Ainda está em tempo! Aproveite que o ano letivo está ainda no começo e se organize para ter um bom ano. Isso fará com que você tenha tempo para curtir seus amigos, seu cachorro, família, namorado (a), um cinema, uma festa. O Caderno do Enem disponibiliza para você também Ebooks completos com diversas outras dicas para melhorar os seus estudos. Veja aqui!

Bolsas de estudo

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento.  Saiba mais aqui!



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia