Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

Como escolher o curso certo no Sisu

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2018 começaram dia 23 o dia 26 de Janeiro. Separamos algumas estratégias para você escolher o curso certo sem erro. Confira!

Por Louise Vianello

24/01/2018 às 12h21

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2018 começaram ontem, dia 23 de Janeiro e vão até as 23h59 do dia 26.

O Sisu seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior de acordo com as notas obtidas no Enem 2017. Para participar, é necessário ter participado do exame e não ter zerado a prova de redação.

Mas é claro que quanto maior for o seu desempenho, mais chances você tem de ingressar na faculdade desejada.

Primeiramente é necessário fazer sua inscrição.

Leia “Inscrições para o Sisu começam amanhã: saiba como se inscrever”.

#FiqueLigado: Fique atento ao cronograma. Tudo acontece muito rápido.

Cronograma

23/01 a 26/01 – Período de inscrições

29/01 – Resultado da chamada regular

29/01 a 07/02 – Prazo para participar da Lista de Espera

30/01 a 07/02 – Matrícula da chamada regular

09/02 – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

Cada candidato pode selecionar até duas opções de curso no sistema, que podem ser trocadas até o encerramento das inscrições. Mas essa escolha pode ser um desafio porque as notas de corte para cada curso são atualizadas diariamente para consulta e só serão consolidadas ao final do período de inscrições.

Separamos algumas estratégias para você escolher o curso certo sem erro. Confira a seguir!

Acompanhe diariamente o sistema

Se a sua nota está bem acima da nota de corte e o curso é o de sua preferência, pode ficar mais tranquilo (embora você só vá descobrir se passou mesmo ou não no dia 29 de janeiro, quando sai a primeira chamada de aprovados). Mas se a nota estiver abaixo, é preciso analisar certos fatores, especialmente o número de vagas oferecidas.

Acompanhe diariamente o sistema, principalmente no último dia de inscrições. Consulte as notas de corte até o último dia, e se for o caso, altere suas opções de curso. É possível fazer alterações até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 29 de janeiro. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Saiba mais em “Como monitorar a nota de corte do Sisu durante a inscrição?

O conteúdo continua após o anúncio

Escolha um curso que você realmente gosta

Nada de se inscrever para uma vaga qualquer só porque a nota de corte é baixa. De que adianta passar em um curso se há grandes chances de você abandoná-lo depois?

#DICA: Se sua nota for muito menor que a nota de corte e a concorrência for muito grande, o ideal pode ser escolher o mesmo curso em outra instituição com demanda ou nota de corte menor.  

Não é momento para dúvidas, certifique-se de que você irá realmente gostar de passar os próximos 4 anos estudando naquele curso.

Ainda está em dúvida de qual curso escolher? Veja nosso Guia de Profissões e tire todas as suas dúvidas.

Seja sempre realista

Antes de se inscrever para uma vaga em outra cidade, pense se você realmente poderia mudar de cidade e todas as adaptações que seriam precisas para isso acontecer, além de todos os recursos financeiros necessários como moradia, alimentação e etc.

Se não há opções em sua cidade, pode ser mais proveitoso se inscrever em um curso semelhante mais perto de casa ou esperar mais um ano ou semestre para tentar novamente na instituição que você quer. Avalie bem!

Escolha o curso que seja prioridade para você como primeira opção

já que é a única que vai valer para a lista de espera, escolha um curso que seja prioridade para você como primeira opção.

Lembre-se de coisas do tipo: as notas de corte ainda vão mudar durante o processo, muitos estudantes podem ter feito inscrição nesse curso como segunda opção, haverá uma segunda chamada e tem ainda a lista de espera. Fique calmo, tudo pode dar certo.

Clique e encontre a bolsa de estudos ideal pra você

Escolha conscientemente a sua segunda opção

Mesmo que esteja tranquilo com sua primeira escolha, é bom ter um plano B. Para a segunda opção, o ideal é escolher um curso que ache bacana e no qual tenha chance de passar.

Se você ainda estiver com alguma dúvida, o próprio site do Sisu disponibiliza uma área para que você esclareça qualquer coisa a respeito do programa. Vale a pena conferir!

Quando será realizado o próximo processo seletivo do Sisu?
O Sisu realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia