Tópicos em alta: sarampo / CPI dos ônibus / polícia / bolsonaro / reforma da previdência

Resultado dos pedidos de isenção para o Enem já está disponível

O Inpe divulgou na manhã desta segunda-feira (23) o resultado dos pedidos de isenção para a inscrição do Enem 2018. Os candidatos que tiverem o pedido negado têm até o próximo domingo (29) para apresentar novos documentos e garantir o direito.

Por Caderno Educação

23/04/2018 às 14h30- Atualizada 23/04/2018 às 16h07

Os estudantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 já podem consultar o resultado no site oficial do programa. O material foi disponibilizado na manhã desta segunda-feira, 23, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Confira também:

Inscrições para o Encceja Nacional 2018 já estão abertas

Edital do ENEM 2018 já está disponível! Confira as novidades

Conteúdo para o Pism 2019 já está disponível

O prazo para a solicitação terminou no dia 15 de abril, com um total de 3.818.663 pedidos – 19% a menos que no ano anterior, conforme foi divulgado pelo Inep.

 

Clique e encontre a bolsa de estudos ideal pra você 

Esse é o primeiro ano em que os candidatos com direito à isenção precisam garantir o benefício antes do período de inscrições. A mudança feita pelo governo federal visa a cortar gastos, uma vez que o prejuízo com faltas no Enem somou R$1 bilhão só nos últimos cinco anos. Em 2017, dos 4.731.592 candidatos que receberam direito à isenção, 40% faltou a pelo menos um dos dias de prova.

Os candidatos que tiverem o pedido negado terão entre hoje (23) e o próximo domingo (29) para apresentar novos documentos e garantir o direito. Em último caso, o candidato ainda tem a opção de fazer a inscrição em maio, pagando a taxa de R$82.

 

Quem tem direito à isenção da taxa

– Alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública;

– Candidatos que fizeram o Encceja e conseguiram a proficiência suficiente para o diploma nas áreas em que se inscreveram;

– Alunos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

– Candidatos que declaram estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda;

O conteúdo continua após o anúncio

– Participante que está inscrito no CadÚnico.

Vale lembrar que todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, deverão fazer a inscrição entre 7 e 18 de maio

Resultados isenção  Enem 2018

Cronograma Enem 2018:

2 a 11 de abril – Solicitação de isenção da taxa de inscrição

23 de abril –  Resultado do pedido de isenção

23 a 29 de abril –  Recurso contra resultado do pedido de isenção

7 a 18 de maio – Inscrições

7 a 23 de maio – Pagamento da taxa de inscrição

28 de maio a 3 de junho – Solicitação de atendimento pelo nome social

4 de novembro e 11 de novembro – Aplicação das provas

 

Bolsas de estudo

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento. Quer saber mais? Clique aqui!

 

 

Sugira uma pauta!

Qual assunto você gostaria de ler mais aqui? No que mais tem dúvidas? O Caderno do Enem quer saber sobre quais outros temas podemos escrever que irão ajudar nos seus estudos. Mande a sua sugestão de pauta para [email protected].

 
 

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia