Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / chuva / blogs e colunas / obituário / polícia

Como prestar mais atenção na aula?

A falta de concentração nos estudos é comum principalmente quando o volume de matérias é grande e o conteúdo complexo. Porém, mediante a hábitos simples no seu dia a dia é possível driblar a distração. Confira neste post algumas dicas!

Por Caderno Educação

23/03/2018 às 17h36- Atualizada 26/03/2018 às 09h46

A rotina de estudos muitas vezes se torna exaustiva ao longo dos anos, com acúmulo de conteúdo, o grau maior de dificuldade e chega uma hora que você já consegue se concentrar em nada e fica “boiando” na aula, num é verdade?

Certamente você não é único que se sente assim. Mesmo os mais “cdf´s”, em algum momento da vida escolar já passou por isso. Porém, isso não pode se tornar constante, afinal, você é um estudante, precisa aprender, precisa tirar boas notas e passar de ano (principalmente no Enem, se for o caso). Por isso, listamos aqui algumas dicas de como prestar mais atenção nas aulas. Vamos la!

Veja também:

3 métodos de estudos para melhorar o seu aprendizado

Como melhorar a memória e ir melhor nas provas

 

Sente-se mais à frente

Isso mesmo! Nem que você tenha que se separar dos seus amigos (é só durante as aulas, para o seu próprio bem). Sentar nas primeiras carteiras você presta mais atenção e fica mais próximo do professor. Talvez você ainda faça novos amigos também que podem te ajudar com os estudos. Experimente!

Desconecte-se

Desative as notificações de celular enquanto você estiver em aula e evite a tentação de se distrair com outros assuntos. Isso vale para quando estiver estudando em casa também, ou em grupos de estudos. Você precisa se concentrar.

Clique e encontre a bolsa de estudos ideal pra você

O conteúdo continua após o anúncio

Foque no agora

É um exercício que você deve estar sempre atento. Para ajudá-lo a concentrar, faça anotações sobre o que o professor está falando. É normal ficarmos ansiosos com o fim de semana, alguma festa, viagem ou encontro e centenas de outras coisas. Mas faça um esforço. Viva uma coisa de cada vez.

Prepare-se para a aula

Programe a sua rotina de estudos de forma que você acompanhe o ritmo das aulas daquele dia. Faça os exercícios pedidos pelo professores, leia o que for para ler para aquele dia, separe o material. Vai ter alguma atividade extra? O que precisa levar? Fique ligado ao que acontece na sua turma, na escola, assim você tem menos chances de ficar perdido e, sabendo o tema da aula você consegue listar quais as sua dúvidas e participa das discussões.

Durma bem

Com o corpo e a mente descansados você rende mais, tem um melhor aproveitamento do seu dia, raciocina melhor e tem mais disposição para fazer as atividades do dia. Portanto, no período de aulas, programe os seus horários para você não durma muito tarde, ou passe a noite em claro assistindo séries ou papeando com os amigos. Uma boa noite de sono faz bem para saúde. A sua vida em geral se torna mais agradável.

Alimente-se corretamente

Ir para a aula com a barriga vazia não rola, ne? Como você vai se concentrar em alguma coisa se está com fome? Da mesma forma como uma noite bem dormida é fundamental para o seu rendimento, uma alimentação adequada também é! Principalmente no café da manhã, busque comer alimentos nutritivos, leves já para te despertar para o dia. Mas tenha cuidado com o excesso da cafeína: ela ajuda a te manter acordado, mas atrapalha a sua concentração, pois vai deixá-lo mais agitado e ansioso . Dê preferência às opções naturais como frutas, sucos, proteínas.

 

Viu só que não é impossível? Faça um teste e aplique essas dicas no seu dia a dia. Certamente você irá perceber um rendimento melhor em seus estudos. Pense no quanto você já caminhou para chegar onde está hoje. Vale como motivação também para que você continue se esforçando. Conhecimento não ocupa espaço, só tem agregar tanto na sua vida acadêmica e profissional quanto na pessoal. Confie em você!

Bolsas de estudos

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento. Quer saber mais? Acesse:  www.todebolsa.com.br/



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia