Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

5 dicas para aprender Matemática

A Matemática sempre foi a vilã das disciplinas para a maioria dos estudantes. Para que você aprenda de vez, confira aqui 5 dicas que irão te ajudar a estudar.

Por Caderno Educação

23/02/2018 às 15h34

Desde a infância, os alunos formam uma opinião, muitas vezes unânime durante o período escolar, de que a Matemática é o verdadeiro bicho de sete cabeças. O “terror” das provas,dos simulados, do vestibular e do Enem. Mas não podemos negar que não tem como imaginarmos a nossa vida sem ela.

Veja também:

10 macetes de matemática para vestibulares e Enem

Canais do YouTube para estudar

Para aqueles que gostam e tem facilidade com os números, é bem mais agradável de estudar. Mas se você vive numa luta constante em meio a tantas equações, separamos cinco dicas para aprender Matemática. Pegue papel e caneca, e vamos lá!

1) Saiba bem o conteúdo básico

Durante anos de ensino, é comum o aluno ir empurrando a matemática com a barriga, mas quando chega no vestibular, ou mesmo na faculdade, não tem como escapar. É fundamental que o estudante tenha uma boa base de ensino. Se hoje tem muita dificuldade, o problema pode estar em algo que você deixou de compreender lá trás.

Faça uma reflexão, e refresque sua memória com alguns conceitos básicos. Isso poderá te ajudar a entender raciocínios mais complexos.

2) Pratique sempre!

O conteúdo continua após o anúncio

Matemática não se aprende só lendo ou ouvindo. Você nunca vai entender mesmo se não fizer exercícios. Quanto mais praticar, mais rápido e eficiente você tende a se tornar. Na matemática há diversas formas de se resolver vários exercícios. Pratique e saberá sempre mais.

3) Mas também conheça a teoria

Para responder questões do Enem e de concursos públicos, é preciso desenvolver um raciocínio lógico, e não apenas decorar as fórmulas. Compreender as suas origens poderá te ajudar a saber melhor quando e como aplicá-las nos exercícios.

4) Faça seus próprios resumos

É normal que explicações em aulas, livros e resumos prontos – elaboradas por outras pessoas – talvez não estejam na melhor linguagem para você entender. Então, nada melhor do que você  explique para si próprio ( ou imagine que está explicando o problema para um colega) determinado conteúdo,  o que significa e para o que servem.

Utilize canetas coloridas, experimente também cadernos sem linhas ou quadriculado que podem ajudar a organizar melhor as suas ideias.

5) Interprete os enunciados das questões

Para resolver os exercícios, leia todos os enunciados com atenção. Muitos estudantes entendem a teoria e as fórmulas de matemática, mas não conseguem colocá-las em prática. O problema pode ser com a interpretação de texto, e não com a matéria. Compreenda o objetivo das questões. Circule as palavras mais importantes e que indicam o que o exercício pede e  liste os passos necessários para resolver o problema. A organização ajuda a entender os enunciados.

Viu que não tem mistério? Além dessas orientações, um bom material didático também é importante para os seus estudos. Então, acesse também  os nossos Ebooks com dicas para ajudar no seu estudo.



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia