Tópicos em alta: eleições 2018 / chuva / polícia

Como palestras TED podem mudar seu jeito de aprender

Descubra como o formato de palestras TED pode mudar seu jeito de aprender e te ajudar a absorver conhecimento com vídeos na internet.

Por Louise Vianello

22/12/2017 às 11h30

Você conhece as palestras TED?  Inicialmente o TED era uma conferência sobre Tecnologia, Entretenimento e Design (de onde se originou a sigla usada até hoje), mas de alguma forma criou vida própria e acabou se tornando um palco para exposição das mentes e ideias mais brilhantes do mundo, em praticamente todas as áreas da experiência humana. O mote deles dá bem o tom da coisa: “ideias que valem a pena espalhar” (ideas worth spreading). 

As palestras TED tem um formato bem peculiar, com duração de exatamente 18 minutos.

Os eventos ao vivo ocorrem duas vezes por ano, as palestras são gravadas e disponibilizadas gratuitamente , no site da TED e no canal do Youtube. As palestras TED se tornaram sinônimo de inteligência e boas ideias, daquilo de melhor que a criatividade humana pode produzir. As de maior sucesso chegam a ser legendadas em várias línguas.

Aprendendo com TED

O TED tem um modelo revolucionário, explicativo e relativamente curto. Com ele, alunos no geral podem assistir a exposição do conteúdo em casa, em forma de vídeos e estar em constante aprendizado.

O formato é inovador pois aborda muitos temas interessantes e ensina interagindo com o público.  E o melhor, cada estudante define o seu ritmo de estudos: vídeos podem ser pausados, voltados e repetidos quantas vezes a pessoa quiser ou achar que precisa, sem ficar com vergonha de perguntar de novo.
Como tudo isso se aplica na sua aprendizagem?

O conteúdo continua após o anúncio

E se você permitisse que o seu lado criativo participasse mais da sua aprendizagem, estudando de maneiras diferentes do usual? Você poderia começar, por exemplo, usando mapas mentais. Que tal esquecer aquele seu professor ruim e assumir o controle do sua aprendizagem?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o TED, que tal assistir alguns vídeos? O vídeo a seguir é a palestra TED mais vista no mundo inteiro, com 40 milhões de visualizações! Sir Ken Robinson é um simpático ex-professor inglês, que usa os seus 18 minutos para falar o que pensa do atual sistema de ensino. Confira!

Clique e encontre a bolsa de estudos ideal pra você


(Se as legendas em português na aparecerem, configure clicando na engrenagem no rodapé do vídeo no canto inferior direito).

E você, já assistiu alguma palestra (TED ou não) que mudou a sua forma de ver a aprendizagem e lhe ensinou alguma coisa? Que tal começar a assistir hoje mesmo?

Tópicos:

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia