Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

Inscrições para o Sisu começam amanhã: saiba como se inscrever

As inscrições para SiSu terão início amanhã, no dia 23 de Janeiro e vão até o dia 26. Saiba como se inscrever e garantir sua vaga na faculdade.

Por Louise Vianello

22/01/2018 às 13h15

As inscrições do SiSu terão início amanhã, no dia 23 de Janeiro e vão até às 23h59 do dia 26 pelo site. Com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, o sistema seleciona estudantes para 239.601 vagas em 130 instituições superiores estaduais e federais.

Para saber mais leia: Como funciona o Sisu? Veja regras para entrar na faculdade

Para se candidatar, quando o sistema abrir a inscrição, é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

Durante o período de inscrição, o sistema calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante esses dias, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante lembrar que o Sisu considera somente a última inscrição concluída.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Quem pode participar?
Pode concorrer qualquer pessoa que tenha realizado o Enem 2017 e não tenha zerado a prova de redação. São realizadas duas edições do Sisu: a atual, para entrada nos cursos que iniciam no primeiro semestre e outra, cuja data ainda não foi divulgada, para os que começam no segundo semestre.


Candidatos já podem consultar vagas do Sisu 2018
O Ministério da Educação (MEC) liberou acesso à consulta de vagas a serem disponibilizadas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. Os candidatos podem pesquisar por curso, universidade ou município.


Acesse aqui as vagas

Cronograma
23/01 a 26/01 – Período de inscrições
29/01 – Resultado da chamada regular
29/01 a 07/02 – Prazo para participar da Lista de Espera
30/01 a 07/02 – Matrícula da chamada regular
09/02 – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data
Como fazer a inscrição
Para se inscrever, o candidato deve seguir estes passos:

1)   Acesse o site do Sistema de Seleção Unificada (SISU)
Acesse a área do candidato informando o número de inscrição no Enem e a senha.

2)   Atualize os dados de contato
Para isso, basta confirmar o número do celular e o e-mail.

3)   Escolha a primeira opção
Na página “Minha inscrição”, você pode escolher duas opções de curso. Clique em “Fazer a inscrição na primeira opção” para iniciar.

4)   Busque a universidade que você quer
No campo de pesquisa, procure pela universidade ou digite o nome do curso desejado.

Clique e encontre a bolsa de estudos ideal pra você

5)   Acesse a lista de cursos
Após fazer a busca, serão apresentados todos os cursos ofertados e suas respectivas vagas.

6)   Escolha o curso
Clique no curso desejado para ver a quantidade de vagas oferecidas em cada um dos nove grupos. Para continuar, clique em “Escolher este curso”.

7)   Selecione a modalidade
Leia atentamente a descrição de cada grupo e verifique qual é o seu perfil. Escolha uma opção e clique em “Escolher esta modalidade”. Em seguida, conheça as exigências, clicando em “Como comprovar”, e atente-se para a lista de documentos necessários para comprovar renda e outros pontos de ação afirmativa para cada grupo.

8)   Confirme a escolha de curso
Confira os dados do curso escolhido e a documentação necessária para a matrícula. Em seguida, clique em “Confirmar minha inscrição”.

9)   Escolha a segunda opção
Repita todo o processo realizado para poder se inscrever na segunda opção. Você pode alterar as duas opções até o último dia de inscrição. Apenas a opção mais recente será considerada. Você pode acessar sua conta do Sisu todos os dias para conferir se sua pontuação é suficiente. Serão abertas listas de espera para os alunos que não sejam classificados para a chamada regular. Boa sorte!

Dentro do Sisu, é possível consultar o quantitativo de vagas dos cursos, distribuídas por cada faixa de concorrência.

Conheça as faixas de concorrência:
A0: Ampla concorrência
L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
L5: Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
L6: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas
L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
L14: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Quando será realizado o próximo processo seletivo do Sisu?
O Sisu realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia