Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / chuva / blogs e colunas / obituário / polícia

Edital do ENEM 2018 já está disponível! Confira as novidades

MEC divulgou nesta manhã o edital do Enem 2018. Edição deste ano traz algumas mudanças definidas pelo Inep, como o adicional de 30 minutos no segundo dia de prova. Saiba mais aqui!

Por Caderno Educação

21/03/2018 às 16h10

Foi divulgado hoje, 21, pelo Ministério da Educação (MEC), o edital do Enem 2018 no site oficial: enem.inep.gov.br/. Neste ano em que o Exame  Nacional do Ensino Médio completa 20 anos, o edital  traz propostas de melhorias conforme o Inep já havia comunicado no início do mês. As principais mudanças no Enem 2018 são:

–  No segundo dia os candidatos terão 30 minutos a mais para responder às questões da prova de exatas, totalizando assim cinco horas de exame. O primeiro dia de prova  continua com o tempo de cinco horas e meia.

–  A solicitação de isenção da taxa de inscrição será anterior à inscrição. Todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, deverão fazer a inscrição

–  O Enem não pode mais ser usado como certificação do ensino médio. Os jovens poderão obter o documento pelo Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos) – tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio.

–  Fim do “ranking do Enem por escolas”. Mediante a uma reivindicação antiga dos especialistas em educação o Inep declarou que o Enem não avalia  a escola em si, mas o estudante e isso é só um dos muitos indicadores para poder avaliar uma escola.

Confira também:

Redações corrigidas do ENEM já estão disponíveis

6 dicas de produtividade para melhorar os estudos

Calendário oficial Enem 2018

Publicação do edital do enem 2018: 21 de março

Pedido de isenção e justificativa de falta: 2 a 11 de abril

Estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas são isentos automaticamente no momento em que informam a escola ao se inscreverem.

Resultado pedido de isenção: 23 de abril

Inscrições: de 7 a 18 de maio. A Taxa de inscrição custa R$82 e poderá ser paga até 23 de maio.

Provas: 4 e 11 de novembro

Gabarito: divulgação prevista para 14 de novembro.

O conteúdo continua após o anúncio

 

Quem tem direito à isenção da taxa

– Alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública;

– Candidatos que fizeram o Encceja e conseguiram a proficiência suficiente para o diploma nas áreas em que se inscreveram;

– Alunos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

– Candidatos que declaram estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda;

– Participante que está inscrito no CadÚnico.

Fique atento: Para todos os casos de solicitação de isenção da taxa, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada.

 

Justificativa de ausência da última edição

Para que o estudante que não compareceu às provas do Enem 2017 e busca a isenção da taxa de inscrição do Enem 2018, é preciso justificar a ausência no Enem 2017 no site do INEP entre os dias 2  e 11 de abril (até às 23h59 do Horário de Brasília – DF).

 

Como usar a minha nota do Enem?

Os participantes do Enem 2018 podem usar as suas notas para se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019, no Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019 e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019. Além desses programas do governo, diversas faculdades públicas e particulares consideram também a nota do Enem em seu processo seletivo.

 

Bolsas de estudo

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento. Quer saber mais? Acesse:  www.todebolsa.com.br/

 

Clique e encontre a bolsa de estudos ideal pra você
 

Sugira uma pauta!

Qual assunto você gostaria de ler mais aqui? No que mais tem dúvidas? O Caderno do Enem quer saber sobre quais outros temas podemos escrever que irão ajudar nos seus estudos. Mande a sua sugestão de pauta para [email protected]



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia