Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

O que saber antes de entrar na faculdade

Um novo mundo é descoberto quando se entra na faculdade. Em meio a tantas novidades, separamos algumas dicas importantes que todo calouro deve saber antes de entrar em uma faculdade. Confira aqui!

Por Caderno Educação

21/02/2018 às 15h39- Atualizada 27/02/2018 às 09h41

Passar no vestibular e entrar em uma faculdade é o sonho, ou pelo menos um acontecimento muito esperado na vida de vários jovens. É aquele momento que você se torna dono do seu nariz, assumindo algumas responsabilidades que antes não tinha. Mas antes iniciar os seus estudos na faculdade, você deve  considerar algumas informações importantes. Por isso, listamos oito dicas para que você aproveite essa experiência da melhor forma.

Descubra a faculdade certa para você em 3 minutos

 

Aproveite todos os benefícios da sua faculdade

Não restrinja os seus conhecimentos apenas ao que é ensinado na sala de aula. Explore os laboratórios, a biblioteca, os grupos de estudos e todas as oportunidades e benefícios que a sua faculdade oferece. Participe de eventos, workshops, congresso e você terá experiências enriquecedoras em sua bagagem profissional.

Seu aprendizado dependerá apenas de você

Lembre-se  de que a faculdade não é mais como o ensino médio. Você deve correr atrás de seus objetivos, e claro, muitos professores estarão ali te dar todo o apoio, mas agora a responsabilidade é toda sua. Na faculdade, o professor não vai te cobrar tarefa de casa, mas se você não se empenhar poderá ficar bem enrolado no fim do período.

Converse com os seus veteranos

Como eles já passaram pelo primeiro ano, podem ajudar a tirar  suas dúvidas. Procure saber mais sobre os professores, as provas, o conteúdo e algumas orientações sobre o funcionamento da instituição no geral: horários de ônibus, xerox, biblioteca…entre outros.

Leia também: Universitários contam o que te espera na faculdade

Conheça coisas novas

Aproveite enquanto você estiver na universidade para viver e tentar coisas novas. Saia da sua zona de conforto sempre que você tiver a oportunidade. Viaje, participe de congressos, estude uma nova língua, conheça novas pessoas, você pode aprender muito com isso.

Saiba como escrever melhor 

O conteúdo continua após o anúncio

Escrever bem é uma habilidade útil em toda profissão, pois é escrevendo que você se comunica, além da fala, é claro.  Por isso, aprimore essa prática durante seus anos no curso de graduação.

Use a tecnologia a seu favor

Diferente daqueles que se formaram há poucos anos, os estudantes que estão entrando hoje nas faculdades têm cada vez mais facilidades ao seu alcance. Vários aplicativos e conteúdos específicos são disponibilizados para download, assim como cursos on-line gratuitos.  É só procurar. Procure participar também de grupos de discussão nas redes sociais.

Faça um estágio

É fundamental que você comece um estágio ou um emprego enquanto estiver na faculdade, pois é uma excelente  forma de aprender mais ainda sobre a sua profissão, ganhar experiência no mercado de trabalho e também se tornar mais independente.

Aproveite esses anos!

Acredite: apesar de todas as responsabilidades e o cansaço, os seus anos de faculdade passarão voando! Se dedique às aulas, mas também curta as amizades com os colegas de classe, os momentos de descontração, os intervalos, as confraternizações com a turma e todas as oportunidades que aparecerem, porque, quando menos esperar, você estará formado!

Já conhece o Programa Tô de Bolsa?

O Tô de Bolsa é um programa do Grupo Emedia criado para levar ao público pré-universitário a possibilidade de cursar o ensino superior em instituições de alta credibilidade a um preço acessível.

Clique e encontre a bolsa de estudos ideal pra você

Qual o diferencial?

O grande diferencial do Tô de Bolsa para outros programas de bolsas de estudos é a forma de adesão. Outros programas como o Quero Bolsa têm uma taxa de adesão no valor da mensalidade da instituição, já com o Tô de Bolsa o bolsista faz apenas a pré matrícula de R$ 399,90 correspondente a mensalidade de janeiro, ou seja, o valor da pré matrícula no Tô de Bolsa volta para o aluno no primeiro mês e não paga nenhuma outra taxa.

Tenho direito a essas bolsas de estudos?

Para ter direito a essas bolsas de estudos basta você escolher a faculdade, o curso e a bolsa de estudos que deseja, realizar a pré matrícula no próprio site do Tô de Bolsa e, assim que a pré matrícula for confirmada, você receberá o cupom para apresentar na instituição de ensino.

Um detalhe importante é que a pré matrícula realizada no site do Tô de Bolsa, te isenta do valor da matrícula na instituição, ou seja, você não paga nada além por esse benefício.



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia