Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / chuva / blogs e colunas / obituário / polícia

Redações corrigidas do ENEM já estão disponíveis

Já estão disponíveis as redações corrigidas do ENEM 2017. Os candidatos que fizeram a prova no ano passado e estiverem interessados em conferir as as justificativas da nota atribuída pelos corretores, devem acessar a página do participante no site oficial do ENEM e fazer o seu login.

Por Caderno Educação

19/03/2018 às 17h17- Atualizada 20/03/2018 às 09h18

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira,19, o espelho das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017. Os participantes interessados em conferir as justificativas de suas notas devem acessar o portal do ENEM e fazer o “login” para visualizar a sua redação corrigida.

Leia também:

10 dicas para aumentar sua nota na redação do Enem

Os 3 erros mais cometidos nas redações do Enem

Conferir o espelho da redação do Enem é uma ótima forma de o estudante saber exatamente os pontos de falhas e de acertos do texto escrito. Se você não foi bem e vai tentar novamente o ENEM este ano, revise com calma a sua redação e anote novas estratégias de melhorar o seu texto, a forma como elabora as  suas ideias. Uma dica boa é conferir também essas correções da redação com os seus colegas, principalmente aqueles que tiveram uma boa nota.

O tema da redação do Enem no ano passado foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” e apenas 53 alunos, dos mais de cinco milhões de  participantes, tiraram mil, a pontuação máxima.

Estão disponíveis também as notas dos treineiros, aqueles candidatos menores de 18 anos e  que ainda não haviam concluído o ensino médio na data da prova em 2017. Essa é uma oportunidade deles fazerem uma autoavaliação de seu desempenho. Esse resultado não é válido para a seleção em universidades, funciona apenas como um treinamento para esses jovens.

Como é feita a avaliação

A redação do ENEM vale mil pontos sendo que dois corretores avaliam de 0 a 200 para cada uma das cinco competências:

O conteúdo continua após o anúncio

Competências Enem redacao

Vale ressaltar que a redação só é corrigida se estiver escrita de caneta na cor preta e folha da redação.

A redação

Essa é a única prova discursiva do ENEM e uma das mais importantes etapas para conseguir um bom resultado final. Se o candidato não foi tão bem nas questões objetivas, nem tudo está perdido. A redação pode te salvar! Saiba como explorar o seu potencial em defender bem uma ideia com argumentos coerentes, fazendo ligações entre os parágrafos, isso irá te ajudar. Não existe uma fórmula exata de como fazer uma boa redação no Enem, mas havendo um bom preparo e atenção aos temas cotidianos, você pode ter mais segurança em discursar qualquer assunto.

ENEM 2018

As provas deste ano irão acontecer nos dias 4 e 11 de novembro. Novamente, em 2018, o Enem será aplicado em dois domingos consecutivos, e não mais em um só fim de semana. Confira o calendário abaixo:

Publicação do edital: 21 de março

Inscrições: de 7 a 18 de maio

Provas: 4 e 11 de novembro

Bolsas de estudo

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento. Ligue 32 3212-2302 ou mande um whatsapp para 32 98860-2158 e saiba mais!

Sugira uma pauta!

Qual assunto você gostaria de ler mais aqui? No que mais tem dúvidas? O Caderno do Enem quer saber sobre quais outros temas podemos escrever que irão ajudar nos seus estudos. Mande a sua sugestão de pauta para [email protected]



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia